Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 09/06/2014
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"Influência da Intensidade de Aeração na Formação do Floco de Lodo Ativado e na Eficiência de Remoção de Matéria Orgânica"


PALAVRAS-CHAVES:

Lodo Ativado, Flocos, Intensidade de Aeração, Oxigênio Dissolvido, Eficiência de Remoção


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

No tratamento de águas residuárias, os sistemas de lodos ativados têm sido uma tecnologia largamente aplicada como tratamento secundário. Durante essa etapa, a qual possui uma característica fortemente biológica, é necessário o fornecimento de oxigênio para a manutenção da atividade metabólica das bactérias através de aeradores. Os dispositivos de aeração são responsáveis pela maior parte do consumo de energia ao longo dessa fase. Nesse contexto, a influência de três intensidades de aeração (vazão de ar atmosférico de 3,5, 7,0 e 10, 5 L.min-1) e a concentração de oxigênio dissolvido (OD) sobre a dimensão de flocos de lodo ativado, e bem como sobre a eficiência de remoção foram avaliadas utilizando um sistema tradicional de lodos ativados alimentado com efluentedoméstico sintético. Amostras foram retiradas semanalmente das três unidades que compunham o sistema – tanque de alimentação, de aeração e de armazenamento – para verificar a Demanda Química de Oxigênio (DQO). A eficiência do processo foi estabelecida através da comparação entre a DQO inicial e final. Os resultados mostraram uma eficiência máxima de remoção de quase 75% na primeira sequência de aeração e aproximadamente 85% para a segunda e terceira sequências. Para a primeira aeração, a concentração de OD manteve-se maior que 3,0 mg.L-1 e uma faixa de diâmetro de 10 a 60 μm foi observada, enquanto que na segunda e terceira sequência, a concentração de OD permaneceu superior a 4,0 mg.L-1 com uma faixa de diâmetro de 10 a 200 μm. Embora a sequência 2 e 3 tenham apresentado, ambas, desempenhos similares para remoção de matéria orgânica, a sequência 3 promoveu uma distribuição de tamanho de flocos mais regular e com baixos valores de Índices Volumétricos do Lodo (IVL), configurando em uma melhor habilidade de sedimentação. Em adição, os resultados reafirmam o que literatura tem relatado, maiores concentrações de OD produzem flocos com maiores dimensões. Além dos parâmetros já mencionados, este trabalho de monitoramento do sistema de lodos ativados de bancada foi observado também por meio de medições de Sólidos em Suspensão Totais (SST) e Voláteis (SSV), pH e temperatura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347401 - GORETE RIBEIRO DE MACEDO
Interno - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2668814 - MAGNA ANGELICA DOS SANTOS BEZERRA SOUSA
Notícia cadastrada em: 27/05/2014 09:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao