Banca de QUALIFICAÇÃO: EMILIANNY RAFAELY BATISTA MAGALHAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMILIANNY RAFAELY BATISTA MAGALHAES
DATA: 06/06/2014
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"Atuação do floculante natural à base de Moringa oleifera e de floculantes comerciais no tratamento da água produzida pela técnica combinada floculação/flotação"


PALAVRAS-CHAVES:

Água produzida; Moringa oleifera; flotação por ar dissolvido; floculantes


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

O principal efluente presente na indústria do petróleo é a água produzida, que normalmente está associada ao óleo produzido, apresentando um considerável volume de produção e podendo refletir em efeitos nocivos ao meio ambiente e à sociedade caso seu descarte seja inadequado, sendo imprescindível, portanto, um valoroso cuidado para estabelecer e manter o seu gerenciamento. O tratamento convencional para este efluente associa as técnicas de floculação e flotação. Na floculação são utilizados floculantes convencionais que, além do alto custo, são fornecidos com pouca informação técnica. A flotação é a etapa na qual é possível obter a separação das partículas coloidais presentes no efluente, sendo a flotação por ar dissolvido (FAD) uma técnica que vem se consolidando economicamente viável e com grande confiabilidade ambiental ao se comparar com outros processos e se apresentando como um processo largamente empregado em vários campos de tratamento de águas e de efluentes em todo o planeta. Neste sentido, esse trabalho objetivou avaliar o potencial de um floculante alternativo natural à base de Moringa oleifera na redução do teor de óleos e graxas (TOG) da água produzida através do método de floculação/FAD, comparando sua eficiência com dois floculantes normalmente utilizados pela indústria do petróleo (A e B) e avaliando seus comportamentos a partir das interpretações das superfícies de contorno com os respectivos modelos matemáticos.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 348100 - ELISA MARIA BITTENCOURT DUTRA DE SOUSA
Presidente - 349749 - JOAO BOSCO DE ARAUJO PAULO
Externo ao Programa - 2668814 - MAGNA ANGELICA DOS SANTOS BEZERRA SOUSA
Notícia cadastrada em: 22/05/2014 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao