Banca de DEFESA: JOSÉ AUGUSTO FURTADO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ AUGUSTO FURTADO DE OLIVEIRA
DATA: 02/06/2014
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA SOLUBILIDADE DE SAIS EM SISTEMAS AQUOSOS COM MONOETILENOGLICOL"


PALAVRAS-CHAVES:

solubilidade de sais; monoetilenoglicol; processamento do gás natural; linguagem Python; mistura de solventes; eletrólitos.


PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

Monoetileno glicol (MEG) tem sido aplicada como um inibidor de formação de hidrato no processamento primário de gás natural. A unidade de recuperação de MEG apresenta as questões de incrustações de sal que promovem problemas operacionais no processamento primário do gás natural. Pesquisa bibliográfica e análise dos dados de solubilidade de sal em misturas de solventes, i.e., água e MEG, revelam que estudos experimentais estão disponíveis para um número relativamente restrito de espécies iônicas presentes na água produzida, tais como NaCl e KCl. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um método de cálculo para a solubilidade do sal em solventes mistos para NaCl e KCl em misturas aquosas contendo MEG. O método de cálculo aplica o modelo de Pitzer-Lorimer para sistemas aquosos contendo um sal e um solvente (MEG). Linguagem Python foi usada como ferramenta computacional. Os resultados indicam a viabilidade da modelagem proposta para uma série de dados de solubilidade de sal (NaCl e KCl) em misturas de água e MEG. Além disso, a interface desenvolvida em ambiente Python tem demonstrado ser adequadamente aplicada para fins de estimação de parâmetros e de simulação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 347289 - AFONSO AVELINO DANTAS NETO
Externo à Instituição - ANDRE LUIS NOVAIS MOTA - UFERSA
Externo à Instituição - EDSON LUIZ FOLETTO - UFSM
Externo ao Programa - 1670497 - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA
Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Notícia cadastrada em: 12/05/2014 15:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao