Banca de DEFESA: ZANIEL SOUTO DANTAS PROCÓPIO

DISCENTE: ZANIEL SOUTO DANTAS PROCÓPIO
DATA: 04/04/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

"Estudo do biodiesel obtido a partir da biomassa da microalga Isochrysis galbana por meio da transesterificação in situ"

Microalgas, biocombustível, fotobiorreator, transesterificação.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
As microalgas são organismos microscópicos fotossintetizantes que crescem rapidamente e em diferentes condições ambientais devido a sua simples estrutura celular. O cultivo de microalgas pode ser considerado um sistema biológico muito eficiente no tocante ao armazenamento de energia solar, haja vista a produção de compostos orgânicos via processo fotossintético. Assim, compreende-se que o cultivo desses mecanismos fotossintetizantes se insere numa proposta relevante uma vez que, quando comparados a outras matérias primas produtoras de óleo, apresentam uma elevadíssima produtividade (dezenas de ton.ha/ano), sendo, portanto, uma matéria-prima capaz de suprir a totalidade da demanda atual de biodiesel. O objetivo geral do projeto foi a obtenção do biocombustível através da aplicação processo de transesterificação do bio-óleo obtido a partir da microalga Isochrysis galbana. O estudo ainda teve por objetivos específicos aperfeiçoar um modelo de fotobiorreator, utilizado para o cultivo da microalga; pesquisar as características do biodiesel produzido do acúmulo de biomassa proveniente do cultivo da microalga Isochrysis Galbana, a partir do processo e transesterificação in situ; estudar uma nova rota para desinfecção deste meio de cultura, por meio do uso do agente químico hipoclorito de sódio com o intuito de desonerar o processo produtivo da biomassa. Dessa maneira, a pesquisa apontou resultados bastante satisfatórios para as características verificadas no bio-óleo obtido, o qual se enquadrou nos padrões preconizados pela resolução adotada. Além disso, demonstrou-se que o fotobiorreator projetado atendeu às expectativas no que concerne ao crescimento do cultivo estudado e contribuiu amplamente para o desenvolvimento da espécie de microalga escolhida. A desinfecção do meio de cultivo com o hipoclorito foi seguida de contagem celular da espécie, cultivada em meio f/2 com diferentes concentrações de hipoclorito (razões volumétricas de hipoclorito 0% v/v ou autoclavada, como solução padrão; 10% v/v; 5% v/v; 1% v/v; 0,1% v/v; 0,01% v/v). Com a introdução deste novo método foi possível obter a cinética de crescimento do cultivo para o fotobiorreator, além de obter a biomassa necessária para transformação nos experimentos de análise e obtenção do biodiesel. Dessa maneira, pode-se constatar que a microalga Isochrysis galbana se mostrou como uma espécie de extrema relevância para a produção de biodiesel, considerando tanto o seu potencial energético quanto ambiental. Essa matéria-prima é, portanto, capaz de ser utilizada para produção de combustível renovável, gerando um produto de qualidade e com grande potencial de aplicabilidade na matriz energética mundial.

Externo à Instituição - DANNIELLE JANAINNE DA SILVA - USP
Externo à Instituição - EDSON LUIZ FOLETTO - UFSM