Banca de DEFESA: KAHILDETE RODRIGUES FORTE DUARTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAHILDETE RODRIGUES FORTE DUARTE
DATA: 12/03/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

“Estudo de Novas Alternativas para Remoção de Enxofre do Diesel”

Diesel, remoção de enxofre, adsorção, vermiculita, tensoativos, microemulsão.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química

Os óxidos de enxofre formados pela combustão do óleo diesel podem ser descarregados para a atmosfera sob a forma de particulados e poluentes primários como SO2 e SO3, acarretando grandes prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana e, ainda, podem se transformar em ácidos na câmara de combustão, causando danos aos motores. A preocupação mundial com o meio ambiente saudável e despoluído tem levado à instituição de normas e leis no sentido de reduzir os níveis de emissão de poluentes no ar, estabelecendo teores de enxofre cada vez mais baixos nos combustíveis, de modo a se ter produtos menos agressivos ao meio ambiente e à saúde pública. Os métodos de remoção de enxofre de diesel convencionais tem custo elevado, além de não serem capazes de produzir combustíveis com nível zero de enxofre. Assim, esse trabalho tem como objetivo desenvolver novos métodos de remoção de enxofre do diesel utilizando tensoativos e sistemas microemulsionados, procurando associar novas tecnologias e viabilidade econômica dos processos. Para escolha do tensoativo foi feito estudo preliminar de extração na região de Winsor I, com cloreto de dodecilamonio (DDACl) e RNX 95(nonil fenol etoxilado). Através dos resultados foi escolhido o RNX 95 para ser utilizado como constituinte do sistema microemulsionado nos processos de adsorção e, como extratante, de extração líquido-líquido. Utilizou-se a vermiculita tratada com microemulsão, constituída por RNX 95 (Tensoativo), n-Butanol (Cotensoativo), hexano (Fase Oleosa) e água destilada, como adsorvente tanto em banho finito como em adsorção em coluna e como fase fluida o óleo diesel comercial. Na etapa de adsorção em banho finito aplicou-se dois planejamentos fatorial (23), com três variáveis (temperatura, concentração da solução salina de CaCl2 e granulometria da vermiculita) em dois níveis (superior e inferior), variando a razão vermiculita:diesel, sendo um para a razão igual a 1:2 e outro para razão igual a 1:5, tendo como resposta a capacidade da vermiculita em adsorver o enxofre. Os melhores resultados, tanto para a razão vermiculita/diesel de 1:5 como para a razão 1:2, foram obtidos a uma temperatura de 60°C, concentração de CaCl2 1500ppm e granulometria da vermiculita 65 mesh, obtendo-se capacidades de adsorção de 4,24 mg/g para a razão 1:5 e 2,87 mg/g, para a razão 1:2, indicando que a variável mais significativa, em ambas as razões, foi concentração da solução salina de CaCl2. Foi realizado também um estudo alternativo de modificação de outros adsorventes para fins de comparação. Os ensaios foram feitos em banho finito com bentonita e diatomita e os agentes modificadores foram os já estudados neste trabalho acrescidos de soluções salinas de BaCl2 20ppm e 1500ppm  como fase aquosa do sistema microemulsionado. Para a bentonita a melhor capacidade de adsorção foi de 7,53 mg/g utilizando o sistema microemulsionado com água destilada na fase aquosa e para a diatomita o melhor resultado ocorreu com a microemulsão contendo solução salina de CaCl2 20ppm, obtendo-se uma capacidade de adsorção de 17,04 mg/g. Na extração liquido-liquido, realizada em duas e em seis etapas, utilizou-se a mesma proporção de tensoativo e diesel e obteve-se percentuais de extração de 46,8% e 73,15%, respectivamente e mostrou que o RNX95 é eficiente na remoção de enxofre do combustível diesel. No entanto, é importante considerar o alto custo de RNX95, justificando a investigação de novos métodos alternativos que usa uma quantidade menor de surfactante para remover contaminantes do óleo diesel.

Presidente - 347289 - AFONSO AVELINO DANTAS NETO
Externo à Instituição - ANTONIO EDUARDO CLARK PERES - UFMG
Interno - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo ao Programa - 277058 - GILSON GOMES DE MEDEIROS