Banca de QUALIFICAÇÃO: ZANIEL SOUTO DANTAS PROCÓPIO

DISCENTE: ZANIEL SOUTO DANTAS PROCÓPIO
DATA: 25/02/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

“CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA MICROALGA ISOCHRYSIS GALBANA”

Microalgas, biocombustível, fotobiorreator.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
As microalgas são organismos microscópicos fotossintetizantes que crescem rapidamente e em diferentes condições ambientais devido a sua estrutura celular simples, unicelular ou multicelular. O cultivo de microalgas pode ser considerado um sistema biológico muito eficiente no armazenamento de energia solar, através da produção de compostos orgânicos via processo fotossintético, sendo que a maioria das espécies apresenta crescimento mais rápido que as plantas terrestres, possibilitando maior rendimento de biomassa.
Ressalta-se que existem diversos benefícios associados ao cultivo de microalgas. Pode-se considerar as vantagens relacionadas à alta eficiência de conversão fotossintética; ao fornecimento de uma produção mais alta por hectare, quando comparadas com outros tipos de culturas; à obtenção da alta taxa de sequestro de CO2; à produção contínua durante o ano, atingindo um alto rendimento na obtenção de óleo, com reduzido uso de água; além de uma variação da composição da biomassa e da quantidade de óleo produzido por alteração de parâmetros de cultivo. Assim, compreende-se que o cultivo desses mecanismos fotossintetizantes se insere numa proposta relevante haja vista que, quando comparadas a outras matérias primas produtoras de óleo, as microalgas apresentam uma elevadíssima produtividade (dezenas de ton.ha/ano), sendo, portanto, uma matéria-prima capaz de suprir a totalidade do necessário em biodiesel.
A capacidade de remoção de CO2 do meio ambiente pelas microalgas durante a execução da fotossíntese pode ser considerada um eficiente processo de redução deste gás da atmosfera. Os nutrientes empregados no cultivo de microalgas, carbono e nitrogênio, representam também componentes importantes capazes de reduzir a quantidade utilizada de meio inorgânico, sem perda de produtividade, podendo ser usado como um artifício para tornar mínimos os custos de produção.

O objetivo geral do projeto foi analisar a capacidade de produção de biocombustível através do processo de transesterificação do bio-óleo obtido a partir da microalga Isochrysis galbana, de forma que, por meio do desenvolvimento desta tecnologia, foi possível sugerir uma nova alternativa para diversificar a matriz energética brasileira e minimizar o efeito estufa. O estudo ainda teve por objetivo o aperfeiçoamento de um modelo de fotobiorreator utilizado no cultivo da microalga.

Externo ao Programa - 1670497 - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA
Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO