Banca de DEFESA: INDIRA ARITANA FERNANDES DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INDIRA ARITANA FERNANDES DE MEDEIROS
DATA: 17/12/2013
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"Obtenção de Ferrita de Cobalto através de dois Métodos de Síntese: Método EDTA-Citrato e Método Hidrotérmico."



PALAVRAS-CHAVES:

Ferrita de cobalto, síntese via Complexação Combinada EDTA-Citrato, síntese hidrotérmica, caracterização de pós de óxidos, planejamento experimental.



PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

Neste trabalho foi sintetizada e caracterizada ferrita de cobalto (CoFe2O4)    através de dois métodos: complexação combinada EDTA-Citrato e hidrotérmico. Analisou-se a influência das condições de síntese na formação da fase e no tamanho médio de cristalito. Os pós foram caracterizados principalmente por difração de raios-x. Em casos específicos, se usou também microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de energia dispersiva, e isotermas de adsorção e dessorção de nitrogênio. O estudo do tamanho de cristalito foi baseado na interpretação dos difratogramas de raios-x obtidos, e estimado através do método de Halder-Wagner-Langford e de Scherrer. Um planejamento experimental com triplicatas no ponto central foi adotado com a finalidade de auxiliar na quantificação da influência das condições de síntese nas variáveis-resposta. Os parâmetros de síntese avaliados neste trabalho foram: pH do meio reacional (8, 9 e 10), temperatura de calcinação (método EDTA-Citrato – 600°C, 800°C e 1000°C), temperatura de síntese (método hidrotérmico – 120°C, 140°C e 160°C), tempo de calcinação (método EDTA-Citrato – 2, 4 e 6 hrs) e tempo de síntese (método hidrotérmico – 6, 15 e 24 hrs). Pelo método hidrotérmico foi possível produzir pós com tamanho médio de cristalito de até 7nm e área superficial de 113,44m²/g. Ao se utilizar o método EDTA-Citrato, cristalito com até 22nm e 27,95m²/g foram produzidos. As amostras que apresentaram menor e maior tamanho de cristalito nas mesmas condições de pH e tempo de calcinação/síntese foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de energia dispersiva. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - ANDARAIR GOMES DOS SANTOS - UFERSA
Externo à Instituição - GILSON GARCIA DA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 10/12/2013 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao