Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE MARLENE THOMAZ

DISCENTE: SOLANGE MARLENE THOMAZ
DATA: 15/05/2013
LOCAL: Auditório do LAI da Engenharia de Produção

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PLANO DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL NA QUALIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SEGUNDO INDICADORES DE DESEMPENHO

Indicadores de desempenho; Educação profissional; Controle externo; Qualidade

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

O Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional prevê a construção de 422 novas unidades de ensino até 2020, representando um intenso crescimento frente às 140 unidades existentes até então. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vêm realizando a expansão enquanto vivenciam as deficiências e os desafios das unidades ainda em desenvolvimento, criadas nas fases anteriores do Plano. A qualidade dos serviços dessas instituições tem sido avaliada pelos órgãos de controle, que requerem a apresentação de indicadores de desempenho nos seus Relatórios de Gestão anuais. No contexto da expansão dos Institutos, em particular, questiona-se se os padrões de qualidade estão sendo mantidos. É nesse cenário que a presente pesquisa abordará uma avaliação dos indicadores de desempenho dos Institutos Federais com o objetivo de verificar se houve piora na qualidade dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais em função da expansão da Rede. Serão coletados os dados dos 12 indicadores apresentados nos Relatórios de Gestão dos 38 Institutos Federais para comparação dos desempenhos através do teste não-paramétrico de Wilcoxon. Também será realizada uma análise multivariada de clusters no intuito de identificar grupos de excelência dentre os Institutos. Trata-se de uma pesquisa descritiva ex-post-facto com abordagem quantitativa. Espera-se contribuir para o conhecimento do impacto da expansão da Rede Federal, oferecendo suporte à gestão do Plano.

Presidente - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Interno - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Externo ao Programa - 347303 - MARCIANO FURUKAVA
Notícia cadastrada em: 10/05/2013 09:49