Banca de DEFESA: FLAVIA APARECIDA BARBOSA PEREIRA

DISCENTE: FLAVIA APARECIDA BARBOSA PEREIRA
DATA: 27/03/2013
LOCAL: Sala D1- A

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO QUE CONTRIBUEM NA ESCOLHA DO ALUNO PELO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRN

Educação em Engenharia; Engenharia de Produção; Ensino Médio; Escolha da carreira; Práticas pedagógicas.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

Esta dissertação teve como objetivo geral investigar e descrever as metodologias utilizadas pelas escolas de ensino médio que contribuem com a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram identificadas as práticas pedagógicas das escolas que contribuem/auxiliam o aluno do ensino médio na escolha da carreira. O objeto de investigação foram as escolas de ensino médio que mais aprovam no curso de engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto aos objetivos a pesquisa é considerada exploratória, pois as informações obtidas não podem ser quantificáveis e os dados obtidos são analisados indutivamente. O método utilizado é o estudo de caso, pois se trata de um estudo contemporâneo dentro do contexto da vida real. A pesquisa foi realizada com os coordenadores pedagógicos do ensino médio das escolas selecionadas, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevista semi-estruturada e a observação. Os resultados mostram que as escolas que mais aprovam no curso de Engenharia de Produção da UFRN são: - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia-(IFRN); Colégio Salesiano São José; Centro de Educação Integrada-CEI (Mirassol); Colégio Marista de Natal; Colégio e Curso-(CAP).Os  resultados, encontrados na pesquisa, mostram que os  motivos que levam a escolha pelo curso de Engenharia de Produção conforme os ingressantes 2000-2012 estão relacionados à  vocação e à oferta de mercado de trabalho. Foi possível identificar que 80% dos alunos egressos no curso de Engenharia de Produção da UFRN, concluíram o ensino médio em escolas particulares no turno diurno. Espera-se desta forma contribuir com estudos e pesquisas na área de educação em engenharia de produção relacionando a educação básica e a escolha da carreira a fim de reduzir as taxas de evasão em uma das profissões mais importantes para o crescimento sustentável do país.

Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA