Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO LINS PESSOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO LINS PESSOA
DATA: 20/12/2012
HORA: 07:30
LOCAL: Sala D1A
TÍTULO:

Modelo conceitual de avaliação de desempenho na Indústria Metalúrgica- O caso INCOMPREL


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo conceitual de avaliação de desempenho, Balanced Scorecard nas pequenas empresas, indústria metalúrgica, gestão estratégica.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

A indústria está vivenciando um novo mercado e cenário de crescimento dos países emergentes. Mediante essas perspectivas de desenvolvimento econômico, o Brasil tem apresentado uma economia em expansão perante o cenário de crise mundial nesses últimos 5 anos. Tais fatores geram aumento de concorrência e a necessidade de ampliar o marketshare por meio de ações gerenciais na busca pela conquista de novos clientes. Além disto, estas mudanças aumentam a necessidade usar adequadamente a informação e o desempenho organizacional. Alguns estudos nacionais e internacionais apresentam a existência de inúmeras particularidades nas pequenas organizações, especialmente, em ambientes de gestão familiar. Tais particularidades suscitam um cenário organizacional com diversas deficiências acerca da avaliação de seu desempenho. Em alguns casos, quando existem, são sistemas estáticos, tradicionais e focados apenas na ótica financeira, principalmente de curto prazo. Alternativamente, as ferramentas estratégicas incentivam o planejamento  e tentam observar  o médio e longo prazo, em diversos aspectos, sejam financeiros, processos internos, clientes, fornecedores, inovação e, dentre outras. Propõe-se analisar o processo de construção de modelo conceitual, que seja adequado para avaliação de desempenho com uso de um sistema de gestão estratégica, o BSC - Balanced Scorecard, com estudo de caso em uma indústria metalúrgica no Rio Grande do Norte. A pesquisa contempla, por meio da investigação exploratória durante o período entre 2011 e 2012, com uso de observação direta, entrevistas estruturadas com questionários junto aos principais responsáveis pelas áreas estratégicas e funcionais da organização. Por fim, foi desenvolvido um modelo conceitual alinhado aos objetivos estratégicos compostos por indicadores dentro das perspectivas previstas no modelo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo à Instituição - KLEBER CAVALCANTI NOBREGA - UnP
Interno - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 17/12/2012 15:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao