Banca de QUALIFICAÇÃO: DALLIANE VANESSA PIRES ANDRADE

DISCENTE: DALLIANE VANESSA PIRES ANDRADE
DATA: 21/09/2012
LOCAL: Sala D1A

MOTIVAÇÕES E INIBIÇÕES NA ADESÃO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE PELAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Qualidade; Instituições de Ensino Superior; Sistemas de Gestão da qualidade.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

O presente Projeto de Qualificação de Mestrado, tem como objetivo geral identificar as motivações e Inibições para adesão de programas de qualidade pelas Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN e UFERSA). Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem que contemple a temática pesquisada:  Visando atingir os objetivos propostos, foi feita uma pesquisa bibliográfica, buscando reunir os trabalhos que rodeiam esta temática, com a intenção de atualizar os conceitos abordados atualmente sobre o assunto estudado, são eles: qualidade, educação superior no Brasil e sistemas de gestão da qualidade em organizações educacionais. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso (multicaso), de natureza qualitativa; o objeto de estudo é composto pelas Pró-reitorias, órgãos de direção e assessoramento das Universidades Federais do Estado do Rio Grande do Norte: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); a coleta de dados será feitaatravés de contato virtual, onde os respondentes receberão um convite eletrônico (e-mail), para participação da pesquisa, onde será aplicado oquestionário, cadastrado no sítio googledocs<http://googledocs.com/>os dados serão analisados com auxilio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Espera-se ao final do estudo, que as Universidades pesquisadas possam utilizar os resultados na elaboração de estratégias que melhor satisfaçam seus clientes, bem como auxilie na implantação de um programa de qualidade, gerando para a ciência e para a sociedade bons resultados.

Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Presidente - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ