Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA VELOSO CALDAS DE VASCONCELOS

DISCENTE: NATALIA VELOSO CALDAS DE VASCONCELOS
DATA: 03/11/2011
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia

EGRESSOS NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE UM CURSO: O CASO DA ENGENHARIA DE  PRODUÇÃO DA UFRN.

Gestão da Qualidade; Instituições de Ensino Superior; Avaliação da Qualidade; Egresso; Engenharia de Produção.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A presente Dissertação tem como objetivo geral analisar sob a ótica do egresso a percepção da qualidade de um curso de graduação a fim de contribuir com a melhoria contínua. Visando atingir os objetivos propostos, foi feita uma pesquisa bibliográfica, buscando reunir os trabalhos que rodeiam esta temática, com a intenção de atualizar os conceitos abordados atualmente sobre o assunto estudado, são eles: Gestão da qualidade, qualidades nas Instituições de Ensino Superior e o sistema nacional de avaliação do ensino superior - SINAES. A metodologia é caracterizada como estudo de caso, de natureza quantitativa; o objeto de estudo é composto pelos egressos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que engloba os alunos que se formaram no período de 2002 á 2010; a coleta de dados será feita através do instrumento de pesquisa, o questionário, disponibilizado on-line através da interface do googledocs; a análise dos dados será feita por meio das técnicas de estatística descritiva e análise multivariada, entre elas a análise fatorial. O instrumento de pesquisa proposto é formado por dezenove perguntas e vinte afirmativas que abordam a temática central dessa dissertação.

Interno - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS