Banca de QUALIFICAÇÃO: LADIJANE SARMENTO DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LADIJANE SARMENTO DA SILVEIRA
DATA: 30/06/2011
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia
TÍTULO:

Análise da situação de trabalho do motorista em uma empresa de ônibus urbano da cidade de Natal/RN, com foco na administração de recursos humanos.


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiente de trabalho, ônibus urbanos, motorista, gestão de RH


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

O problema tratado neste estudo está relacionado à análise do ambiente de trabalho do motorista em uma empresa de transporte coletivo urbano. Registros e observações feitas no ambiente de trabalho e indicadores de desempenho como índices de absenteísmo, rotatividade de pessoal e acidentes de trânsito foram estimados. Ficou caracterizado que o absenteísmo na empresa pesquisada esta ligado a problemas de saúde com predomínio de problemas psiquiátricos e patologias músculo-esqueléticas, que o número de acidentes de trânsito embora venha caindo pode ser reduzido ainda em 35%, índice que teve o motorista do ônibus como causador do acidente; e que o índice de rotatividade que também vem caindo em relação aos anos anteriores ainda é elevado, o que demonstra que a empresa não está conseguindo reter aproximadamente 20% dos seus motoristas. Pelas entrevistas realizadas com 50 dos 124 motoristas que trabalham diretamente na operação do serviço contendo perguntas sobre 11 fatores relacionados ao trabalho do motorista e que teve a administração de recursos humanos como fundamento para sua análise, os resultados mostram que os fatores relacionados à situação de trabalho considerados insatisfatório são o trânsito, o tempo de viagem e as condições da linha; os fatores relacionados as condições de trabalho considerados inadequado são o posto de trabalho e o ambiente de trabalho (terminal de ônibus). Quando perguntados sobre o que gera insatisfação no trabalho foi assinalado o salário, o trânsito e o tratamento dos supervisores e sobre o que gera satisfação no trabalho foi gostar de dirigir e o trabalho em si.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interno - 1746084 - DANIEL ALOISE
Presidente - 346279 - ENILSON MEDEIROS DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 28/06/2011 11:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao