Professor do PEP-UFRN ganha prêmio internacional

O professor adjunto Daniel Aloise, do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi o ganhador do prêmio "The Classification Society Distinguished Dissertation Award", anualmente concedido pela Classification Society (CS), com a melhor tese de doutorado nas áreas de clustering, classificação e áreas correlatas à análise de dados, abrangendo aspectos teóricos e aplicados.

Este ano o comitê avaliador da CS selecionou as melhores teses defendidas em 2009, sendo classificado, inclusive, um grupo de professores oriundos de importantes universidades do exterior, como Samantha Prins (Dept. of Mathematics & Statistics, James Madison University), Fionn Murtagh (Science Foundation Ireland; e Dept. of Computer Science, Royal Holloway, University of London), Douglas Steinley (Dept. of Psychological Sciences, University of Missouri-Columbia), Rebecca Nugent (Dept. of Statistics, Carnegie Mellon University), Nema Dean (Dept. of Statistics, University of Glasgow) e Innar Liiv (Dept. of Informatics, Tallinn University of Technology).

Dentre os critérios utilizados para a concessão do prêmio estão a característica de trabalho mais inovador em teoria/metodologia ou a aplicação mais inovadora ou bem desenvolvida e a revisão da literatura apresentada, que deve ser minuciosa.

O prêmio é patrocinado pela Chapman & Hall/CRC que, além de convidar o professor Daniel Aloise para fazer uma apresentação numa sessão plenária especial do Encontro Anual da Classification Society, a ser realizada em St.Louis, nos Estados Unidos, de 17 a 19 de Junho, o premiará com US$500 em livros da editora.

Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/41934/

Notícia cadastrada em: 28/05/2010 08:55