Banca de QUALIFICAÇÃO: HARETON RIBEIRO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HARETON RIBEIRO GOMES
DATA : 27/08/2019
HORA: 18:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA DA OPERAÇÃO DE LANÇAMENTO DE FOGUETE DE SONDAGEM: UMA ABORDAGEM COM NETWORK DEA E TEORIA DOS JOGOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Operação de Lançamento de Foguetes de Sondagem; Análise de Eficiência; Network DEA; Setor Aeroespacial.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Esta pesquisa tem como finalidade de propor uma metodologia para avaliar a eficiência da Operação de Lançamento de Foguetes de Sondagem (OLFS) por meio da Análise Envoltória de Dados em Rede (NDEA) e a teoria dos jogos, para foguetes do tipo suborbital, lançados a partir do um Lançador com rampa inclinada, tendo como parâmetro de ajuste, o cálculo de vento balístico para região de lançamento, de modo a proporcionar aos gestores da OLFS tomarem suas decisões com base em análises de benchmarking, visto que há carência de análises de eficiência sobre foguetes e a OLFS. Os investimentos no setor aeroespacial brasileiro se tornam mais contingenciados devido o cenário econômico que o país vem apresentando nas últimas décadas. Isso requer do setor aeroespacial brasileiro uma otimização de seus recursos financeiros, logo a gana pela melhor utilização desses recursos, e consequentemente, um aumento de eficiência dos processos internos de seus órgãos executores, tornam-se indispensável para alcançar resultados econômicos e financeiros almejados pelo país. Nesse contexto, a mensuração e melhoria da eficiência da OLFS dos Campos de Lançamentos brasileiros possibilitaram, além de fornecer serviços de melhor qualidade aos clientes dos Centros, uma melhor alocação de recursos e aumento de produtividade, num setor cada vez competitivo e superespecializado. A pesquisa sobre a OLFS terá um recorte temporal de 2009 a 2018 nos lançamentos dos veículos espaciais do projeto de foguetes de treinamento brasileiros no primeiro de Campo de Lançamento de Foguetes do Brasil em Natal-RN, fruto da parceria no segmento espacial entre Brasil e Estados Unidos da América (EUA) na década de 60, a fim de responder como uma técnica matemática pode auxiliar na tomada de decisão dos gestores de campo de lançamento suborbitais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1808127 - JOSE HENRIQUE FERNANDEZ
Interno - 2329932 - JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 23/08/2019 18:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao