Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA FREIRE STEPPLE DE AQUINO

DISCENTE : DÉBORA FREIRE STEPPLE DE AQUINO
DATA : 30/04/2019
LOCAL: Sala 222- CTEC

ANÁLISE DE DESEMPENHO DO USO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Gestão Escolar, Sistemas de Informação, Indicadores de Desempenho, Mapas auto organizáveis de Kohonen.

A educação é considerada essencial para a formação dos indivíduos, tanto no que tange seus aspectos intelectuais quanto ao seu desenvolvimento social e ético, além de ser o meio mais eficaz para o rompimento com realidades sociais desfavoráveis, sendo as escolas consideradas até hoje a principal fonte para o processo de ensino-aprendizagem objetivado pela educação. No Brasil é dever do estado garantir a educação básica obrigatória, gratuita e de qualidade para as crianças e jovens, entretanto os indicies de desempenho escolar revelam que ainda é preciso haver melhora na educação pública para que sejam alcançados patamares considerados satisfatórios e que se equiparam a países desenvolvidos. Porém, a busca por melhorias na educação pública é prejudicada pelo descontrole do setor e pela falta de orçamento. Para sanar tais problemas a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte faz uso desde 2012 do Sistema Integrado de Gestão da Educação desenvolvido para fins de gestão e controle escolar. Com isso está pesquisa tem por objetivo analisar o impacto que o uso do Sistema de Informação na gestão escolar, traz para a melhoria dos indicadores de desempenho das escolas da rede pública de ensino do estado, uma vez que tais impactos nunca foram mensurados. Assim será utilizada para coleta e análise de informações e dados a exploração bibliográfica, a análise multivariada de dados juntamente com a técnica de agrupamento pelos mapas auto organizáveis de Kohonen e a aplicação de questionário nas escolas da rede estadual. De modo geral, é esperado obter um panorama do impacto que a utilização desse sistema causou nos indicadores de educação, bem como encontrar possíveis lacunas e pontos de melhorias quanto a utilização do sistema na gestão escolar como forma de gerar uma melhoria continua do processo.

Externo ao Programa - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA