Banca de DEFESA: LUANA SARAIVA DE SOUSA

DISCENTE : LUANA SARAIVA DE SOUSA
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Auditório do NUPEP

Uma abordagem da Ergonomia para o diagnóstico de desempenho da produção agrícola familiar no Acampamento Zé Maria do Tomé - CE.

Agricultura familiar. Agroecologia. Indicadores de desempenho. Ergonomia. Sustentabilidade.

A agricultura familiar se configura como o tipo de produção agrícola com maior número de estabelecimentos rurais no Brasil e responsável por 70% do alimento que chega à mesa da família brasileira. A crescente preocupação com a conservação de recursos naturais, com a soberania alimentar, com a saúde dos agricultores e consumidores e com a qualidade de vida da população promove uma busca por produções agroecológicas e/ou orgânicas. Entre os problemas enfrentados pelos agricultores familiares, destacam-se as dificuldades na gestão da produção e de seus negócios e, parte disto, deve-se à falta ou carência de informações precisas relativas aos insumos utilizados, às perdas do processo, às vendas e ao real lucro obtido e, também, ao fato de que a geração de agricultores possui baixa escolaridade, não tem formação de gestão nem capacitação no uso de tecnologias de informática. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é aplicar um conjunto de indicadores de desempenho para agricultura familiar, que seja útil e de fácil uso, de modo a auxiliar os agricultores no controle da produção, da produtividade, da sustentabilidade, das vendas e do lucro, para que possam tomar as decisões necessárias,visando a melhoria contínua desta atividade. Para isso, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre indicadores de desempenho existentes na literatura técnica e científica, destinados à agricultura familiar. Em seguida, utilizou-se o método participativo e situado da Análise Ergonômica do Trabalho – AET, a fim de aplicar os indicadores de desempenho em produções agrícolas familiares do "Acampamento Zé Maria do Tomé” em Limoeiro do Norte – CE, mediante as seguintes etapas: a) realização de uma pesquisa exploratória do local escolhido para a realização do estudo, com a finalidade de conhecer as características sociodemográficas e econômicas, o funcionamento global de produção, o modo de comercialização dos produtos e os quesitos da atividade em foco que os agricultores familiares pretendiam monitorar; b) apresentação, aos agricultores familiares, de um conjunto de indicadores, obtidos da pesquisa bibliográfica, para que selecionassem os indicadores de interesse, que poderiam ser utilizados em suas propriedades agrícolas familiares; c) solicitação aos agricultores familiares, para que apresentassem outros possíveis indicadores de interesse que, por ventura, não constavam na lista apresentada; d) adaptação do AGROINDEX – sistema de indicadores de desempenho destinado à agricultura familiar -, contemplando os indicadores apontados pelos atores consultados; e) aplicação, em 3 propriedades de agricultura familiar do referido Acampamento, do sistema de indicadores de desempenho da agricultura familiar resultante das etapas anteriores. Obtiveram-se os seguintes resultados referentes ao Acampamento Zé Maria do Tomé: a caracterização da produção vegetal e animal; o modo de comercialização dos produtos; as estratégias de manejo de água, solo, sementes e técnicas agroecológicas; a caracterização da força de trabalho; indicadores sobre área plantada, produção vegetal e animal,comercialização vegetal e animal, pluviometria, adubação e irrigação. Conclui-se que o sistema de indicadores de desempenho que foi aplicado é de fácil uso e útil e constitui-se uma ferramenta que produz uma importante fonte de informações, que auxilia no monitoramento da produção, nas tomadas de decisão e na gestão da produção da agricultura familiar.

Interna - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Externa à Instituição - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 18/02/2019 10:25