Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUIZA AZEVEDO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUIZA AZEVEDO DE MEDEIROS
DATA : 30/07/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

Configuração da cadeia de valor de energia eólica offshore no Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Cadeia de suprimentos; Cadeia produtiva; Energia eólica offshore; Rede de suprimentos; Nível de maturidade; Cadeia madura.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A base da sustentabilidade do planeta, que é a promoção do desenvolvimento aliado à preservação ambiental para as futuras gerações, pode ser atendida pelo uso de fontes renováveis e limpas para geração de energia elétrica. O Brasil, fazendo uso dos seus recursos naturais na promoção do seu desenvolvimento econômico, desponta no aproveitamento de seu grande potencial eólico. Atualmente, há apenas usinas eólicas onshore especialmente porque a tendência é passar para a modalidade offshore da energia eólica apenas quando se esgota a utilização do espaço terrestre disponível. Todavia, apesar do espaço continental ainda não haver se esgotado, há estudos que indicam que a qualidade dos ventos no mar é ainda melhor. O objetivo desta dissertação é projetar a cadeia de valor para a indústria de energia eólica offshore do Brasil. O método da pesquisa pode ser caracterizado como pesquisa do tipo descritiva, de natureza aplicada, de caráter indutivo-dedutivo com abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa de campo contemplará a aplicação do método Delphi com especialistas em cadeias e posterior condução de estudo de casos em cadeias de valor maduras. O procedimento da pesquisa contemplará quatro etapas. Na primeira etapa será realizada uma revisão bibliográfica tradicional acerca do conceito de cadeia de valor de Porter e uma revisão bibliográfica sistemática acerca da cadeia de valor da energia eólica offshore. A segunda etapa consistirá na aplicação de um questionário estruturado com especialistas do tema de cadeia de valor. A terceira etapa contemplará a condução de três estudo de casos em cadeias maduras. Na quarta etapa será realizada a modelagem da cadeia de valor considerando informações teóricas e da pesquisa de campo. Como resultado da dissertação se terá a descrição da configuração de uma cadeia de valor para a indústria eólica offshore do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2993322 - EVERTON SANTI
Externo à Instituição - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE - UFERSA
Presidente - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Notícia cadastrada em: 24/07/2018 14:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao