Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRICIA FONSECA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRICIA FONSECA MENDES
DATA : 23/05/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do NUPEP
TÍTULO:

A PREPARAÇÃO COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES E REDUÇÃO DE VÍTIMAS ENTRE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.


PALAVRAS-CHAVES:

Criança; Escola; Preparação; Desastre; Percepção de risco; Simulado.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

É de suma importância que as crianças das escolas de Ensino Fundamental I (anos iniciais – 1° ao 5° ano) recebam ações de preparação para enfrentar os riscos e desastres, pois muitas destas escolas estão localizadas em áreas de riscos que concentram grande quantidade de pessoas mais vulneráveis a desastres, especialmente, crianças menores de quinze anos. As escolas de educação básica, como também são denominadas, poderão desempenhar um papel facilitador crucial para desenvolver e aguçar as percepções de riscos nas crianças, e promover treinamentos que propiciem o desenvolvimento de atitudes e habilidades seguras e resilientes no enfrentamento de possíveis riscos e desastres. O Brasil é o país da America Latina que possui o maior contingente de crianças e adolescentes. Embora existam diversos fatores que determinam a percepção de risco das crianças e jovens, o fato é que quanto mais jovens e imaturas forem elas, menor é a percepção de risco, maior é a vulnerabilidade a riscos e desastres e maior é a dependência de outras pessoas. Contudo, as crianças são capazes de expressar suas opiniões livremente e de participar de todos os assuntos que afetam suas vidas. Diante disso, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação existente entre a preparação, por meio de vivências (oficina ou simulado), o desenvolvimento da percepção de riscos de desastres e a adoção de comportamentos, atitudes e habilidades de segurança das crianças do Ensino Fundamental I frente aos riscos de desastres. Serão utilizados métodos quantitativos (pesquisa survey) e qualitativos (grupos focais e estudo de caso). A pesquisa será realizada em escolas da rede pública municipal e estadual do Ensino Fundamental I da cidade de Natal/RN, em três etapas principais. A primeira delas consistirá na realização de Grupos Focais (GFs) com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública estadual localizada no bairro de Mãe Luíza, Natal/RN, com a finalidade de refinar o questionário da pesquisa survey a ser realizada na segunda etapa da pesquisa.  Os GFs serão constituídos por cerca de cinco a sete alunos que se reunirão em um local a ser definido, durante cerca de quarenta a sessenta minutos, onde serão estimulados a expressarem suas percepções de riscos de desastres e preparação adquirida para o enfrentamento de riscos e desastres. Estas reuniões serão gravadas para, posteriormente, os dados e informações registrados serem tratados e analisados, mediante a aplicação da técnica de Análise Temática. Esta técnica consiste na identificação e categorização de temas, a parir dos extratos das falas dos alunos, quais sejam: cognição (percepção de riscos), conhecimento (compreensão, vivência, educação, comunicação dos riscos e preparação), emoção/sentimento (estratégia/formas de enfrentamento) e comportamento. A segunda etapa consistirá na realização de uma pesquisa survey. Nesta etapa será aplicado um questionário que permitirá investigar e analisar os fatores relacionados à percepção de risco e à preparação dos alunos do 5° ano de escolas públicas municipais do Ensino Fundamental I, localizadas nas Zonas Administrativas Leste, Oeste, Norte e Sul da cidade de Natal/RN. A técnica empregada para a seleção das escolas será a amostragem estratificada, em virtude das diferenças sociais, econômicas e culturais entre as quatro Zonas, bem como do número de alunos nelas presentes e das quantidades das áreas de riscos e seus distintos graus de riscos. A terceira etapa consistirá na realização de um estudo de caso na escola em que ocorrerão os GFs. Alunos, professores e demais funcionários desta escola receberão, previamente, informações e orientações genéricas sobre um possível exercício simulado de evacuação da escola - em função de um evento crítico postulado -, a ser realizado em uma data futura e em turno não definido, para garantir o maior realismo possível. O exercício simulado será observado por um grupo de observadores e um instrumento de avaliação será aplicado, em que serão registrados quesitos relacionados ao gerenciamento de riscos e desastres, concernentes à percepção de riscos, ao uso de tecnologias, aos comportamentos adotados e às habilidades individuais e coletivas (cooperação, coordenação) exercidas durante a evacuação da área de risco. Imediatamente após o referido exercício, será realizado um debriefing com os participantes para avaliarem o exercício simulado realizado e se auto-avaliarem. A finalidade é a de, em conjunto, os participantes discutirem os pontos positivos, que precisam ser mantidos e potencializados, e os negativos, que precisam ser eliminados ou melhorados, trocarem experiências, no sentido de melhorarem a percepção de riscos e a preparação para evacuação da área de risco. Espera-se, com esta pesquisa: identificar os principais aspectos da situação, que propiciam e dificultam a percepção de riscos de desastres das crianças do Ensino Fundamental I; identificar e analisar as diversas estratégias e formas de enfrentamento do risco e desastre, no âmbito individual e coletivo; identificar e analisar as formas de cooperação e coordenação praticadas; identificar e analisar o uso de tecnologias; elaborar diretrizes para a evacuação segura e resiliente das crianças das escolas em situação de risco de desastre; formalizar um modelo de exercício simulado para evacuação de crianças de escolas em situação de risco, no intuito de melhorarem a percepção de risco e as habilidades no enfrentamento deste tipo de situação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Interno - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Externo ao Programa - 1217091 - PITAGORAS JOSE BINDE
Externo ao Programa - 2758574 - SARA RAQUEL FERNANDES QUEIROZ DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 10/05/2018 09:37
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