Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO BARBOSA DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARCELO BARBOSA DE OLIVEIRA
DATA : 20/04/2018
LOCAL: Sala 222- CTEC

INFLUÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NOS RESULTADOS DE INDICADORES DA QUALIDAE EM CURSOS SUPERIORES.

Gestão do conhecimento; Indicadores de qualidade; Ensino superior.

O uso de indicadores organizacionais de qualidade passou a ser rotina dentro das empresas modernas, utilizados em alguns casos como fontes de apresentação de diferencias competitivos em relação aos concorrentes. Dentre esses indicadores, considerando o ensino superior no Brasil, destaca-se o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia variáveis pertinentes a qualidade dos cursos superiores. Ferramentas e técnicas que apoiem a elevação desses indicadores devem ser valorizadas, e a Gestão do Conhecimento (GC) configura-se como um fomentador de práticas que elevam o compartilhamento de informações e promovem a coletivização de conhecimentos e procedimentos organizacionais, apoiando assim a qualidade. Mesmo sendo um tema em ênfase no campo de pesquisa, o seu estudo e aprofundamento no ambiente acadêmico de ensino superior ainda é insipiente, principalmente quando correlacionado com outros elementos ou práticas organizacionais. Tomando por base esse cenário, a pesquisa se propõe a avaliar a relação dos resultados CPCs com a percepção de boas práticas de Gestão do Conhecimento em instituições de ensino superior. Sendo uma pesquisa aplicada, exploratória descritiva, com aplicação de um questionário proposto por Terra (2000) que busca avaliar sete dimensões pertinentes à gestão do conhecimento. O ambiente de pesquisa será composto por três instituições de ensino superior atuantes em Natal/RN, sendo então caracterizado como um estudo de casos múltiplos. Espera-se que a pesquisa apresente respostas sobre a relação dos elementos pesquisados, e estas possam propiciar a melhoria da qualidade das práticas organizacionais nas instituições envolvidas, além de contribuir com a elevação da qualidade no ensino superior.

Externo ao Programa - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA