Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAS JEFERSON DE MELO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIAS JEFERSON DE MELO SILVA
DATA : 12/04/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

Estudo comparativo do desempenho de gráficos de controle EWMA com uso do modelo GMTD para processos autocorrrelacionados.


PALAVRAS-CHAVES:

Autocorrelação; ARL; EWMA; GMTD; Qualidade; Simulação.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O controle estatístico de qualidade é uma das áreas de conhecimento mais importantes da engenharia de qualidade. Seu principal objetivo é a redução sistemática da variabilidade nas características do produto ou processo. Uma das formas que se analisa essas características são por meio dos gráficos de controle, que permite o monitoramento do processo. No entanto, algumas suposições se fazem necessárias ao seu uso, tal como a independência entre as observações. Porém, na prática, muitos processos não cumprem essa suposição e acaba gerando um processo autocorrelacionado. Essa autocorrelação, se não notada, pode gerar um aumento dos números de alarmes, assim parando o processo diversas vezes e acarretando um aumento dos custos operacionais. Gráficos de controle padrões, em geral, não comportam o cálculo da autocorrelação , no entanto, por meio da pesquisa desenvolvida pode ser encontrado ajustes a tais gráficos que permitam lidar com a autocorrelação . O gráfico destacado nesse trabalho é o de média móvel exponencialmente ponderado, ou simplesmente EWMA, pois é um gráfico ideal para monitorar pequenos deslocamentos do processo. Assim, nesse estudo pretende-se comparar o desempenho de ajustes encontrados na literatura, essa comparação de desempenho será feita por meio do comprimento médio da sequência, ou ARL, ao gráfico EWMA autocorrelacionado com o modelo GMTD, modelo este que tem uma boa atuação a séries de comportamento lineares e não-lineares. Ainda pretende-se buscar dados reais que possuem autocorrelação e também dados simulados computacionalmente. Ao fim desse estudo pretende-se verificar qual dos ajustes ao EWMA ou modelo GMTD é mais eficaz para se lidar com as mais diversas situações de autocorrelação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Interno - 4859773 - RICARDO PIRES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 05/04/2018 14:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao