Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIC LUCAS DOS SANTOS CABRAL

DATA : 13/03/2018
LOCAL: Sala 222- CTEC

Modelo de Otimização para os Pontos de Apoio Provisório(PAP’s) do SAMU Natal

Serviço de Emergência Médica, Ambulâncias, Otimização, Simulação, Tempo de Reação

O crescimento da população urbana suscita a preocupação dos gestores públicos municipais no sentido de prestar serviços de atendimento de emergência médica que atendam às necessidades de cuidados médicos pré-hospitalares de urgência. Existem estimativas indicando que até 2050, as zonas urbanas deveram apresentar um contingente de 6,29 bilhões de pessoas, equivalendo a 69% do total da população mundial. Nestes locais existe significativo número de acidentes de trânsito e outras ocorrências graves, tais como infarto, afogamento, perfuração por arma de fogo e desastres (alagamentos, deslizamentos de terra, terremotos, por exemplo). Estudos desenvolvidos na América Latina (sobretudo no Brasil) mostram que a maior parte dos óbitos nesta localidade é causada por violência urbana e tráfego de veículos. No Brasil, números que endossam essa assertiva apresentam que no respectivo país em 2014  ocorreram 43.075 óbitos relacionados com trânsito e 44.861 homicídios com vítimas fatais.Verificou-se no ano de 2015 que o total de chamados por zona foi de 19.588, ou seja, uma média de aproximadamente 1.632 chamados atendidos por mês, em Natal/RN. O tempo de resposta médio de atendimentos que resultaram em óbito dentro da viatura ficou superior a 36 minutos, registrando um total de 32 óbitos em 2015. Já o tempo de resposta médio de chamados que resultaram em óbito do paciente em domicílio ficou superior a 30 minutos e totalizaram 474 óbitos. Por último o tempo de resposta médio dos chamados que resultaram em óbito em via pública ficou acima dos 24 minutos, resultando em 161 óbitos no ano de 2015. O tempo de resposta é o indicador fundamental desse serviço. Este número é definido como o tempo entre a notificação de uma ocorrência e a chegada da ambulância na cena, sendo a principal medida de desempenho do serviço de emergência médica. De acordo com a OMS, um tempo de resposta ideal equivale a menos de 8 minutos. Para a redução do tempo de respostas de ambulâncias, além da escolha dos locais que estas terão como base, é de extrema importância a escolha de qual ambulância deverá atender ao chamado. A literatura discorre que existem várias formas de reduzir o tempo de resposta de ambulâncias: uma delas é estabelecer o reposicionamento dinâmico e despachar ambulâncias que estão em movimento.Nesse cenário, o objetivo dessa dissertação é aplicar modelo matemático de dupla cobertura(DSM) com o propósito de definir a localização ótima das bases de apoio provisório(PAP’s) do SAMU no município do Natal/RN e realizar estudo de simulação para avaliar o deslocamento das ambulâncias entre os PAP’s de acordo com parâmetros de filas. Resultados esperados a partir do desenvolvimento desse estudo são: determinação do posicionamento ótimo das bases de despacho de ambulâncias, estudo de simulação para avaliação da factibilidade do reposicionamento dinâmico das ambulâncias conforme previsto por algoritmo DSM,  redução do tempo de resposta das ambulâncias do SAMU Natal para conformidade do indicador tempo de resposta de acordo com o que prescreve a OMS e emponderamento da gestão do serviço de atendimento móvel de urgência em relação a demandas operacionais tais como frequência de retenção de equipamentos das ambulâncias (sobretudo, macas).

Presidente - 4859773 - RICARDO PIRES DE SOUZA
Interno - 2993322 - EVERTON SANTI