Banca de DEFESA: MAÍRA LUCIANO SIDRIM

DISCENTE : MAÍRA LUCIANO SIDRIM
DATA : 26/02/2018
LOCAL: Auditório da Secretaria de Educação a Distância da UFRN- SEDIS

Modelo para avaliação e monitoramento dos processos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA: um estudo de caso no AVASUS.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação à Distância, Gestão de Operações, Gestão de Processos.

A modalidade de Educação a Distância - EAD - registrou um crescimento significativo nos últimos anos e, consequentemente, o atual cenário está propício para a disseminação de cursos e plataformas. O momento exige um refinamento dos mecanismos de avaliação da qualidade dos cursos e de plataformas intuitivas de EAD. Nesse cenário, o AVASUS - Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde - tem como objetivo qualificar a formação de profissionais e estudantes, a gestão e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o conhecimento integrado e acessível em educação para a saúde. Diante dessa problemática, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo de avaliação e monitoramento de processos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA e aplicá-lo no AVASUS. Para isso, foram realizadas as seguintes etapas: mapeamento dos processos desde a produção de conteúdos até a inserção de cursos no AVASUS, definição de indicadores para cada etapa dos processos, elaboração e implementação de um plano de ação, verificação dos impactos do plano de ação e desenvolvimento do modelo de avaliação e monitoramento de processos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A realização desta pesquisa gerou impactos positivos como: otimização de processos de ambientes virtuais de aprendizagem, melhorias no controle de qualidade de AVA, melhorias na aprendizagem dos alunos, além de reduzir uma lacuna acadêmica acerca da Gestão de operações na EAD na literatura.

Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Externo à Instituição - JOAO PAULO QUEIROZ DOS SANTOS - IFRN
Externo ao Programa - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO
Interno - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ