Banca de DEFESA: LEANDRO DE ALMEIDA GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO DE ALMEIDA GONÇALVES
DATA : 22/02/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM AS MULHERES POTIGUARES A EMPREENDER


PALAVRAS-CHAVES:

Empreendedorismo Feminino. Intenção Empresarial das Mulheres. Modelagem de Equações Estruturais. Competências Individuais. Dificuldades. Atitude Pessoal. Características Psicológicas.


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Esta pesquisa faz parte do projeto “Mulheres Conquistando Autonomia” no qual busca fortalecer a autonomia das mulheres, contribuindo para o aumento da sua inserção e permanência no mundo do trabalho. O empreendedorismo é predominantemente exercido por homens. Todavia, nos últimos anos foi constatado um aumento significativo de mulheres empreendedoras no Brasil e no mundo. Com isso, as mulheres cada vez mais vêm preenchendo esse espaço, em razão das mesmas possuírem características natas do empreendedorismo, o que demonstra uma vantagem de empreender. A participação das potiguares no ramo empresarial vem crescendo significativamente e já são maioria nas principais áreas do microempreendedorismo individual. O objetivo deste trabalho é desenvolver e validar um modelo estrutural que evidencie o inter-relacionamento dos fatores chaves que influenciam a intenção das mulheres em empreender. A metodologia empregada consistiu em três momentos fundamentais. Inicialmente foi realizada uma pesquisa nas bases de dados a fim de obter um modelo teórico relacionado ao tema do estudo, em seguida foi efetuado uma survey com as mulheres empreendedoras do Rio Grande do Norte para reunir os dados com o propósito de compreender a relevância das variáveis definida pela construção teórica, e no final foi utilizado a modelagem de equações estruturais para detectar os constructos que contribuem com o processo investigado. Como resultados obteve-se que as competências individuais, a atitude pessoal e as características psicológicas influenciam direta e indiretamente na intenção das mulheres em empreender. Já o construto dificuldades no mercado de trabalho não atingiu o nível de significância exigido nesta pesquisa, ou seja, esta variável não influencia as mulheres em empreender. Esse modelo estrutural empregado na pesquisa pode servir de base para um plano de ação a ser expandido pelas empreendedoras, de modo que essas mulheres aprimorem suas habilidades e aperfeiçoem suas capacidades de empreender. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Interno - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Externo ao Programa - 347303 - MARCIANO FURUKAVA
Externo à Instituição - EDUARDO LOPES MARQUES - UFV
Notícia cadastrada em: 19/02/2018 22:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao