Banca de DEFESA: VIVIANA MAURA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANA MAURA DOS SANTOS
DATA : 06/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do NUPEP
TÍTULO:

Construção de um sistema de indicadores para avaliar a resiliência organizacional com relação à gestão de riscos de desastres: Um estudo aplicado em órgãos de proteção e defesa civil no Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de risco de desastres; Resiliência; Indicadores; Proteção e Defesa Civil. 


PÁGINAS: 180
RESUMO:

As organizações, as comunidades e as cidades lidam com situações rotineiras, não rotineiras, imprevisíveis e com graus variados de complexidade, mas, muitas vezes, estes sistemas sociotécnicos não conhecem suas capacidades necessárias e/ou não as desenvolveram suficientemente para enfrentar tais situações de forma resiliente. Ao conhecerem sua resiliência, estes sistemas passam a lidar melhor com essas situações. Então, como um sistema sociotécnico pode avaliar sua resiliência? É importante que os sistemas sociotécnicos, em especial aqueles que lidam com incertezas e imprevistos, como é o caso dos que lidam com riscos de desastres, possam continuamente avaliar sua resiliência, para poder saber suas deficiências e reais capacidades e, assim, poder tomar boas decisões e agir. Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver e disponibilizar um sistema de indicadores para avaliar a resiliência com relação à gestão de riscos de desastres de órgãos de proteção e defesa civil no Brasil. Para isso foi desenvolvida uma metodologia que possui três fases, que foram denominadas de modelagens. A modelagem I correspondeu às etapas de pesquisa exploratória e sistematização por meio de revisão de literatura, seleção e classificação dos indicadores encontrados, construção do instrumento de coleta de dados, avaliação dos indicadores por pesquisadores da área e a revisão do instrumento de coleta de dados. A modelagem II foi denominada de validação multiprofissional. Essa fase envolveu a avaliação dos indicadores por gestores e pessoas em posições-chaves em proteção e defesa civil e teve como objetivo selecionar os indicadores com maior grau de utilização e importância de acordo com a percepção dos respondentes e definir os indicadores finais para o sistema. A modelagem III correspondeu a validação situada do sistema de indicadores resultante da modelagem II por meio de estudos de casos com órgãos de proteção e defesa civil no Brasil. O diagnóstico de resiliência possibilitou aos órgãos de proteção e defesa civil avaliados o conhecimento de suas fragilidades e fortalezas de resiliência. O uso contínuo do sistema de indicadores por esses órgãos, permitirá o monitoramento de suas resiliências e que essas instituições reformulem e reorientem políticas, estratégias de ação, decisões e ações, no sentido de tornar a cidade onde atuam mais resiliente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Interno - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Interno - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Externo à Instituição - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB
Externo à Instituição - PAULO VICTOR RODRIGUES DE CARVALHO - MCTI
Notícia cadastrada em: 05/02/2018 08:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao