Banca de QUALIFICAÇÃO: NESTOR DANTAS DE LUCENA JR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NESTOR DANTAS DE LUCENA JR
DATA : 31/05/2017
HORA: 15:30
LOCAL: Sala I4- Setor IV
TÍTULO:

Um estudo comparativo entre os balanços energéticos estaduais e o balanço nacional


PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento energético; Análise de dados; Balanço Energético Nacional; Metodologia Olade; Indicadores Energéticos; Estratégia. 


PÁGINAS: 52
RESUMO:

Mensurar recursos energéticos é de grande importância estratégica para qualquer país. Fatores incluem a dinâmica do crescimento social e econômica das regiões, impactos de novas tecnologias, fatores ambientais, decisões estratégicas em importações e exportações de recursos energéticos, etc. Não há como pensar desenvolvimento industrial, ou das cidades, em longo prazo, sem planejar as demandas e os recursos energéticos para as mesmas. Uma maneira de avaliar o desenvolvimento econômico é através do estudo dos perfis de consumo energético nos setores econômicos, como industrial, residencial, público, comercial, transportes, agrícola e energético.

Há cerca de 30 anos o Brasil produz o Balanço Energético Nacional (BEN), documento que mapeia informações como fontes primárias e secundárias, consumo pelos principais setores, perdas, transformações, etc. Atualmente a responsabilidade do BEN é da EPE – Empresa de Pesquisas Energéticas, ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Porém, dada a dificuldade de obtenção dos dados e seu processamento, muitas das informações são estimadas. Alguns estados como São Paulo e Rio Grande do Sul produzem, anualmente, balanços energéticos estaduais (BEEs). Outros, como Ceará e Rio Grande do Norte (RN), já o fizeram no passado, tendo o RN publicado seu último balanço energético (BERN) em 2006, referente aos dados de 2005.

Esta dissertação apresenta estudos referentes pressupostos fáticos da geração de balanços energéticos estaduais, incluindo: Sensibilização das Esferas Decisórias; Elementos de Articulação Regional; Canais de Incentivo e Cooperação entre Estados; Fontes de Recursos; Unificação Metodológica, Conceitual e de Critérios; e Sistematização da Coleta de Dados. Para isso, foi elaborado um questionário e distribuído aos responsáveis pela produção dos BEEs. A análise permitirá caracterizar os pontos e experiências positivas dos estados que produzem balanços regularmente e apontar as deficiências e necessidades de atenção aos estados que, devido a uma série de fatores, deixaram de acompanhar os dados energéticos regionais. A segunda parte da pesquisa envolve uma análise estrutural e de conteúdos dos BEEs em relação ao BEN. Devido à descontinuidade de geração dos balanços, em alguns estados, utilizamos informações do último BEE disponível. O objetivo é analisar possível integração futura (bottom-up, i.e., do específico para o geral), dos balanços estaduais ao balanço nacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Externo ao Programa - 2378360 - MARCO ANTONIO LEANDRO CABRAL
Notícia cadastrada em: 24/05/2017 17:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao