Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANA DE JESUS LOPES

DISCENTE : ELIANA DE JESUS LOPES
DATA : 28/04/2017
LOCAL: Sala D1-A

Universidades Sustentáveis: Proposta de Relatório de Sustentabilidade para Melhoria da Gestão Ambiental da UFRN

Ambientalização; Gestão Ambiental; Universidades; Relatório de Sustentabilidade.

As universidades desempenham um papel importante na sociedade quanto a formação de profissionais e de cidadãos capazes de atuar nesta. Ao mesmo tempo, as Instituições de Ensino Superior têm muitas questões ambientais relacionadas a suas atividades e seu papel vai além dos limites de apenas ensinar e formar alunos, pois, elas têm a capacidade e responsabilidade de promoverem o desenvolvimento sustentável, não apenas em suas comunidades e regiões, mas também na própria universidade. Neste contexto, a gestão de alguns campi universitários acabam sendo um desafio, pois, por suas dimensões, estes podem ser comparados à complexidade de uma cidade. Para aprimorar a gestão ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, este trabalho se propõe a apresentar um modelo de relatório de sustentabilidade e as principais práticas de gestão ambiental das universidades do país de forma a auxiliar a instituição nas tomadas de decisão gerencial. Esta pesquisa caracteriza-se básica, de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. Quanto ao método, esta classifica-se como pesquisa bibliográfica. A amostra tem dimensão de 10 universidades referências em sustentabilidade no Brasil, segundo o ranking GreenMetric da Universidade da Indonésia, no ano de 2016, de forma a observar as principais práticas adotadas por estas; e 7 relatórios de sustentabilidade em universidades internacionais, nos quais será feita análise comparativa, observando-se as categorias utilizadas e os principais indicadores, destacando-se os que se adequam à realidade brasileira, principalmente à realidade da UFRN. A revisão teórica teve como base livros de gestão ambiental e ambientalização nas universidades; artigos de periódicos entre 2001 e 2016 das bases de dados Scopus, Science Direct, Periódicos Capes, Scielo; e teses e dissertações do Banco de Dados de Teses e Dissertações Brasileiras - BDTD, envolvendo os temas gestão ambiental nas universidades, relatórios de sustentabilidade em universidades e indicadores de sustentabilidade, no mesmo período. Como resultado esperado, esta pesquisa pretende apresentar um modelo de relatório de sustentabilidade para IES públicas brasileiras com base em boas práticas e modelos de relatórios em IES internacionais.

Presidente - 1723208 - CILIANA REGINA COLOMBO
Interno - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ