Banca de DEFESA: ANA CLARA CACHINA SARAIVA

DISCENTE : ANA CLARA CACHINA SARAIVA
DATA : 21/02/2017
LOCAL: Sala D1-A- Setor IV

FATORES QUE INFLUENCIAM A SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS COM PORTAIS DE GOVERNO ELETRÔNICO EM TRANSPORTE URBANO: UM ESTUDO COM EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

Governo Eletrônico, Mobilidade Urbana, Satisfação do Usuário, Modelagem de Equações Estruturais.

O setor de mobilidade urbana tem enfrentado grandes mudanças em seu desenvolvimento; a perspectiva sustentável inseriu nesse contexto a visão do cidadão e do coletivo social como foco do processo, priorizando-o a participação social nos processos de gestão e planejamento. Incentivos em todo o mundo têm sido realizados para estimular a efetiva inserção da cidadania na formulação de políticas de mobilidade urbana, em benefício da sociedade. No Brasil foi instituída, em 2012 a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), que traz para a arena setorial questões importantes e que podem ser sintetizadas em palavras chaves, dentre elas, transparência, gestão participativa e publicização. Para atingir a sociedade de forma mais eficiente, mecanismos de interação são utilizados conectando a sociedade ao governo. Neste sentido o Governo Eletrônico foi inserido como objeto de transformação na relação entre governo, sociedade, assim como empresas privadas, em termos de agilidade e de transparência de processos. O objetivo geral deste estudo é identificar os principais agentes de satisfação percebidos pelo usuário de Governo Eletrônico na mobilidade urbana. O cidadão tem se tornado mais perceptivo no que se refere à qualidade dos serviços públicos ofertados, e demanda maiores responsabilidades quanto à prestação desses serviços por parte do Estado. É nesse contexto que se insere a inegável importância das pesquisas de satisfação como ferramenta de fiscalização e avaliação dos serviços públicos. Para a elaboração de um modelo de satisfação é utilizada a Modelagem de Equações Estruturais, que mediante construtos extraídos da literatura possibilita a concepção de hipóteses que serão testadas a partir de dados coletados na aplicação de um questionário entre estudantes universitários. Os resultados alcançados na modelagem apontam para formação de um modelo incluindo as variáveis extraídas da PNMU, juntamente com as referenciadas na bibliografia, propondo assim um modelo único para avaliação de satisfação em e-Gov na mobilidade urbana, com o intuito de fornecer caminhos aos gestores para explorar a melhoria dos seus serviços e beneficiamento da população.

Presidente - 346279 - ENILSON MEDEIROS DOS SANTOS
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo à Instituição - LEONARDO HERSZON MEIRA - UFPE
Externo à Instituição - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE - UFPE