Banca de DEFESA: ARAMIDIS CIBELLY MOURA DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARAMIDIS CIBELLY MOURA DE MORAIS
DATA : 27/06/2016
HORA: 09:30
LOCAL: Sala D1-A
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE ORGANISMOS GESTORES DA MOBILIDADE URBANA EM FACE DAS DISPOSIÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL (LEI FEDERAL Nº 12.587/2012)


PALAVRAS-CHAVES:

Mobilidade urbana; Política Nacional de Mobilidade Urbana; Organismos gestores; Estrutura organizacional.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é avaliar criticamente a funcionalidade da estrutura organizacional de organismos gestores locais e metropolitanos de transportes na Região Nordeste, em face da problemática da mobilidade urbana e dos requerimentos e atribuições prescritas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, formalizada pela Lei Federal n° 12.587/2012. A problemática da mobilidade urbana nas cidades brasileiras motivou a criação desta política, cuja efetivação é um fator de aprimoramento das condições da vida urbana no país. Para tanto, faz-se necessária a adequação da estrutura organizacional dos organismos gestores nas cidades. Com vistas a alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e como método de pesquisa foi utilizado uma matriz de avaliação elaborada com base na revisão de literatura de O&M, nos requisitos da Lei Federal n° 12.587/2012 e em um benchmarking das boas práticas de gestão de organismos gestores da mobilidade em algumas cidades brasileiras. A coleta de informações sobre os organismos avaliados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e stakeholders do setor. A pesquisa foi aplicada em dois órgãos gestores de transportes e da mobilidade urbana, um em nível metropolitano na Região Metropolitana de Recife e um segundo em nível municipal em Natal/RN. A análise crítica dos resultados permitiu concluir que a estrutura organizacional do órgão gestor na RMR não está totalmente adequada aos requerimentos da Política Nacional e configura uma situação em que são necessárias mudanças para a sua completa adequação, mas estas são fáceis de serem alcançadas. Enquanto que a completa adequação da estrutura organizacional do órgão gestor em Natal/RN está muito mais distante de ser alcançada. O trabalho culminou em um conjunto de proposições para a adequação das estruturas organizacionais dos organismos gestores com respeito à política nacional vigente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANISIO BRASILEIRO DE FREITAS DOURADO - UFPE
Interno - 1746084 - DANIEL ALOISE
Presidente - 346279 - ENILSON MEDEIROS DOS SANTOS
Externo à Instituição - ERIC AMARAL FERREIRA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 07/06/2016 16:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao