Cocriação de Produtos: Análise do Método Usuário líder (Lead User).
Usuário líder. Método. Cocriação. Processo de desenvolvimento de
produtos. Inovação aberta.
Com o intuito de se destacarem no mercado capitalista e maximizarem os seus lucros, as
corporações tem buscado modelos e práticas inovativas que lhes atribuam vantagens
competitivas frente aos seus concorrentes. Diante deste cenário, o método usuário líder
(lead user) proporciona as instituições um caminho para desenvolver estas inovações,
mediante a inclusão desse usuário no processo de desenvolvimento de produtos. A
estes, atrelam-se duas principais características: enfrentam novas necessidades de
mercado, à frente de seu tempo, as quais se tornarão tendências para clientes comuns
num futuro próximo; eles se beneficiam fortemente com as inovações as quais fornecem
soluções, tornando-se uma motivação para atuarem no desenvolvimento de produtos das
empresas. Contudo, a revisão bibliográfica sistemática realizada aponta que a
identificação desses usuários tem sido a etapa mais delicada desse método. Assim
sendo, esta pesquisa objetiva avaliar o método usuário líder, especificamente no que
tange a etapa de identificação desse usuário, contribuindo positivamente com as
empresas, poupando-lhes principalmente recursos humanos, financeiros e de tempo. Em
um contexto mais abrangente, este trabalho disponibilizará os completos procedimentos
dos métodos em evidência, os quais servirão também como base aos empreendimentos
de semelhante estrutura e segmento que almejem replicá-los. O método de pesquisa a
ser empregado é o estudo de múltiplos casos e a análise dos dados se dará pela avaliação
e comparação dos resultados obtidos mediante a aplicação do método tradicional Lead
User com o proposto no modelo conceitual deste estudo.