Banca de DEFESA: HUGO ESTEVAM DE SALES CAMARA

DISCENTE: HUGO ESTEVAM DE SALES CAMARA
DATA: 14/12/2015
LOCAL: D1-A

Mapeamento do Fluxo das Gestantes de Alto Risco da Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC

Mapeamento de Processos. Gestão Hospitalar. Gestação de Alto Risco

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

O mapeamento de processos é uma ferramenta importante que contribui na gestão das organizações, melhorando os níveis de produtividade, qualidade e reciprocidade das decisões tomadas e implementadas. Neste sentido, o objetivo deste estudo é descrever o mapeamento dos macro processos da gestantes de alto risco da Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC. O método de pesquisa utilizado foi descritivo. A partir de observações, entrevistas e análises foi possível entender que há sobrecarga de atividades de atendimento a pacientes. Além disso, foi observado que não existe um sistema informatizado e, sobretudo, um banco de dados que permita um controle mais efetivo para o gerenciamento. Percebe-se que através do mapeamento deste setor pode-se ter uma visão mais clara e abrangente dos processos organizacionais, e dessa forma gerir as informações de modo eficiente e eficaz.

Externo à Instituição - BRUNO GOMES DE ARAUJO - IFRN
Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo ao Programa - 2149416 - MARIA DA CONCEICAO DE MESQUITA CORNETTA