Banca de QUALIFICAÇÃO: HELDER ARAÚJO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELDER ARAÚJO DE SOUZA
DATA: 19/06/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Sala C1 - Setor IV
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA DA OFERTA E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE DADOS DE BALANÇOS ENERGÉTICOS NACIONAIS E REGIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

planejamento energético, balanço energético, oferta de energia elétrica, consumo de energia elétrica.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

A sobrevivência da espécie humana depende da energia, em qualquer uma das suas mais diversas formas, de maneira indispensável. Além disso, a energia possui relação com todos os setores produtivos, consequentemente, as decisões referentes à energia produzem efeitos nos diversos domínios da economia. O planejamento energético visa promover uma utilização racional e otimizar o suprimento das fontes energéticas de acordo com as políticas econômica, social e ambiental vigentes. Administrar eficientemente os recursos energéticos presentes em um determinado local é de vital importância para o desenvolvimento sustentável. O balanço energético é um instrumento desenvolvido para permitir a análise das fontes e fluxos de energia utilizados em um determinado espaço geográfico, de forma que cada fluxo possa ser traçado desde sua origem, passando pela transformação até seu consumo.

A energia elétrica se tornou uma das formas mais versáteis e convenientes de energia, tornando-se um recurso indispensável e estratégico para o desenvolvimento socioeconômico dos países e regiões. Os avanços tecnológicos em geração, transmissão e uso da energia elétrica fazem com que ela atinja os lugares mais longínquos do planeta, alterando as características físicas, sociais e econômicas desses lugares.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa da oferta e consumo de energia elétrica nos cenários energéticos brasileiro, regional e internacional. Em termos metodológicos será feita uma análise exploratória de dados, a partir de uma análise longitudinal. Realizar-se-á uma análise temporal, com marcos em 1982, 1997 e 2012, a fim de visualizar as diferenças, ao longo destas últimas décadas, nas variações dos perfis nos setores econômicos e nos segmentos energéticos, dando ênfase qualitativamente ao segmento de energia elétrica. O Brasil será comparado a alguns países da América do Sul, América Latina, Europa e África, assim como o Rio Grande do Norte será comparado aos estados de Alagoas, Bahia, Ceará e Sergipe, únicos que possuem dados de balanços energéticos disponíveis na região Nordeste. Por fim, será avaliado o impacto do Programa Luz para Todos nos índices de consumo de energia elétrica, a partir do ano de 2004.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo à Instituição - TEOFILO CAMARA MATTOZO - UERN
Notícia cadastrada em: 28/05/2015 14:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao