Banca de DEFESA: ANDRE GUSTAVO DE ALBUQUERQUE VIANNA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE GUSTAVO DE ALBUQUERQUE VIANNA
DATA: 29/05/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala D1-A, Setor IV
TÍTULO:

ANÁLISE DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO COM BASE NO BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL E NO PLANO NACIONAL DE ENERGIA


PALAVRAS-CHAVES:

planejamento energético, balanço energético, eficiência energética, oferta de energia, estimativa de consumo de energia, setor elétrico


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

O debate energético ganhou destaque nos últimos anos no cenário mundial onde a busca por fontes renováveis de energia passou a ser prioridade em alguns países. O Brasil possui uma das matrizes energéticas com maior percentual de fontes renováveis do mundo. Porém, a falta de investimentos e as recentes mudanças climáticas tem forçado a utilização de fontes fósseis. Um exemplo disso são as termelétricas que foram inseridas na matriz energética brasileira para atuarem em momentos específicos, mas que estão atuando em carga máxima desde o primeiro semestre de 2014.

O desenvolvimento econômico e a redução da pobreza estão diretamente relacionadas ao consumo de energia elétrica. Sem a disponibilidade da energia elétrica a economia não cresce, gerando consequências nas metas de redução da pobreza. A chegada da energia elétrica permite acesso a serviços de saúde, educação e abastecimento de água colaborando para melhoria do bem estar da população.

Tarifas de energia elétrica crescentes, preocupação com o meio ambiente, mudanças climáticas, alteração de padrões de consumo, atraso de obras, perdas (furtos), desperdício, crescimento econômico e a alta dependência da geração hidrelétrica são alguns temas que compõem os estudos de um planejamento energético que deve conter os dados do passado e os planos de ação para o futuro. A Empresa de Pesquisa Energética – EPE divulga o Balanço Energético Nacional – BEN e o Plano Nacional de Energia – PNE que são estudos do cenário energético nacional. O BEN divulgado anualmente desde 1976 contém a contabilidade relativa a oferta e ao consumo de energia no Brasil, e por isso constitui-se em uma referência para qualquer estudo do planejamento energético brasileiro, porém a dificuldade na obtenção de dados ocasiona, em alguns casos, a discrepância de dados divulgados nos Balanços Energéticos Estaduais – BEE. O PNE 2030, publicado em 2007 pela EPE é o primeiro estudo de longo prazo orientado para a análise do uso dos recursos energéticos realizado no governo brasileiro.

Diante deste cenário, este trabalho tem como objetivo apresentar dados sobre a oferta e o consumo de energia elétrica no Brasil com foco na garantia do abastecimento. Esta pesquisa de caráter exploratório em um estudo observacional e longitudinal do Balanço Energético Nacional 2014, do Plano Nacional de Energia 2030 identificando se o cenário atual do setor elétrico está como foi previsto no planejamento energético e se as previsões de consumo foram assertivas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 20/05/2015 11:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao