Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA TAMARA SENA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA TAMARA SENA DA SILVA
DATA: 13/03/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do LAI
TÍTULO:

Proposta de um Sistema de medição de desempenho de sustentabilidade para empreendimentos eólicos no RN.


PALAVRAS-CHAVES:
Desenvolvimento Sustentável; Indicadores de Desempenho; Sistema de Medição de  Desempenho; Energia Eólica; Empreendimentos Eólicos.

PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

As crescentes demandas por bens e serviços, em contraposição as cada vez mais evidentes impactos ambientais negativos alastrados em escala mundial, concomitante as pressões institucionais e sociais, exalta as questões sobre o futuro temeroso do planeta e enriquecimento do discurso sobre desenvolvimento sustentável. Estado e terceiro setor já mostram ações e políticas que mitiguem tais impactos negativos, manejem de forma proativa e prévia, ou alavanquem os eventuais impactos positivos. Quanto ao setor privado este contexto faz trasbordar uma série de oportunidades de melhorias quanto a otimização das formas de produção e, principalmente gestão, que venha a majorar o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Este trabalho trabalha na perspectiva de elencar embasamentos comprovando que as empresas podem fazer uso de forma benéfica da sustentabilidade, mais especificamente tem como objetivo propor um sistema de medição de desempenho de sustentabilidade para empreendimento de parques eólicos junto às suas comunidades vizinhas. Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica sistemática sobre os temas: Dimensões da sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade e Sistema de medição de desempenho.

 O trabalho de qualificação está estruturado em 5 capítulos. Um primeiro capitulo introdutório, onde é contextualizada a temática da dissertação e o método de pesquisa, segue para o capítulo 2 aborda a cadeia produtiva da energia eólica no Brasil. Inicialmente é apresentado um breve histórico e princípios básicos sobre a temática, para em seguida serem descritas a formação, estruturação e dinâmica da cadeia produtiva do setor eólico brasileiro e no RN . O capítulo 3 é realizado uma revisão bibliográfica sobre o Sistema de Medição de Desempenho. O capitulo 4 amplia e continua a revisão sistemática, foco deste trabalho, discutindo os indicadores de sustentabilidade, aprofundando sobre as dimensões da sustentabilidade e sistematizando os principais sistemas indicadores para extrair aqueles que possuem características mais adequadas para serem trabalhados dentro do contexto da proposta da dissertação que posteriormente será objeto de survey e alimentará uma análise estatística que culminará na formação do sistema de indicadores de sustentabilidade para empreendimentos eólicos. E, por fim, o capítulo 5 contém o cronograma da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2524488 - CLOVIS BOSCO MENDONCA OLIVEIRA
Interno - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Presidente - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Notícia cadastrada em: 02/03/2015 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao