Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO DESSOLES MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO DESSOLES MARQUES
DATA: 22/12/2014
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório do Bloco 10 do CT – 1º andar
TÍTULO:

O fazer musical: uma análise da atividade de formação de violonistas e o desencadeamento de possíveis distúrbios osteomusculares.


PALAVRAS-CHAVES:

Violonista; Música; LER-DORT; Ergonomia; Saúde Ocupacional.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

O violão é o instrumento musical mais tocado em todo o mundo, tanto em caráter recreativo quanto profissional. Considerando que as pessoas tendem a reproduzir ao longo da vida algumas práticas, hábitos e costumes  aprendidos, desde a mais tenra idade, e que o processo de formação musical pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do músico profissional, faz-se necessário compreender até que ponto o processo de formação superior do violonista, observando os aspectos físicos, cognitivos e organizacionais envolvidos na atividade de formação, é provedor de comportamentos que levem os alunos ao adoecimento por LER/DORT. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática de estudo dos alunos do curso de violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-EMUFRN em Natal-RN, de modo a identificar a existência ou não de cuidados com seus modos operatórios e a repercussão na saúde dos alunos, compreendendo um possível desenvolvimento de LER/DORT. A pesquisa classifica-se como qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória de campo, que se baseia no método da Análise Ergonômica do Trabalho-AET e utiliza técnicas observacionais e interacionais para coleta de dados de campo, restituição e validação. Espera-se que esta pesquisa identifique aspectos da atividade de formação do violonista, que possam estar desencadeando ou agravando quadros característicos de LER/DORT nos alunos. Pretende-se, com isso, fomentar a discussão sobre o tema, subsidiar o corpo coordenador do curso sobre o problema, possibilitando possíveis melhorias, e estimular o surgimento de futuras pesquisas sobre o assunto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB
Externo à Instituição - MARIO CESAR RODRIGUEZ VIDAL - UFRJ
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 08/12/2014 10:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao