Banca de DEFESA: DAIANE ALVES DOS SANTOS

DISCENTE: DAIANE ALVES DOS SANTOS
DATA: 27/10/2014
LOCAL: D1A

ANÁLISE ESTRATÉGICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DA CIDADE DO NATAL.

Instituições de Ensino Superior Privadas. Dimensões de qualidade. Análise de importância versus desempenho.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

As Instituições de Ensino Superior Privadas estão inseridas em um mercado no qual a competitividade é um fator determinante para a permanência. Para manterem-se competitivas, as IES precisam ter estratégias claras, sobretudo, para atender aos seus principais clientes, os alunos, no que se refere às suas expectativas quanto à qualidade da IES. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar as instituições de ensino superior privadas da cidade do Natal/RN, quanto às estratégias adotadas para permanecerem no mercado, tendo como base a percepção de qualidade dos discentes. Para conduzir esta pesquisa, desenvolveu-se em duas IES privadas da cidade do Natal, por meio da aplicação de um survey exploratório para a coleta de dados com o uso do instrumento do questionário para ser aplicado nos discentes, sendo direcionado aos alunos do último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Esse instrumento de pesquisa aborda aspectos relevantes para mapear as dimensões: (1) ensino, caracteriza as perspectivas relacionadas aos métodos e instrumentos de ensino; (2) professores, especifica os atributos de qualidade relacionados aos professores; (3) estrutura física, descreve o ambiente das IES; (4) serviços, avalia os processos que atribuem qualidade às IES; e, (5) intangíveis, relaciona os aspectos cotidianos com a satisfação dos estudantes. Os resultados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva com o uso da ferramenta Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A primeira etapa dos resultados caracteriza a análise descritiva da amostra geral e por IES e curso, além de uma construir a análise univariada das IES e a análise bivariada que apresenta a correlação dos fatores por meio do coeficiente de Spearman. Os resultados da análise foram utilizados para compor a matriz de importância versus desempenho e também comparar com os índices do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Por fim, essas comparações possibilitaram a identificação dos fatores mais importantes para a qualidade das IES e o nível de desempenho das instituições no desenvolvimento de cada um dos atributos das dimensões de qualidade.

Presidente - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Externo à Instituição - KLEBER CAVALCANTI NOBREGA - UnP