Banca de DEFESA: MARIANA AUGUSTA DE ARAUJO SILVA

DISCENTE: MARIANA AUGUSTA DE ARAUJO SILVA
DATA: 18/12/2013
LOCAL: D1A

COORDENADOR GESTOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO OU COORDENADOR EMPREENDEDOR: análise do perfil de coordenadores de curso em IES privada.

Educação Superior. Coordenador de Curso. Empreendedor.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A dinâmica da Educação Superior sofre interferências políticas, econômicas e financeiras. Em paralelo, há forte avaliação do MEC sobre as necessidades de uma valorização e promoção da educação superior brasileira. Questões que elevam a responsabilidade das IES em não apenas formar egressos, mas contribuir para o desenvolvimento destes, vindo de um ensino médio deficiente e ao final da sua vida acadêmica, contribuir para o despertar da educação continuada, que atenda a necessidade do mercado de trabalho. Sobretudo, ter capacidade de entender as novas formas de relacionamento com os alunos e o mercado. Gerir com eficácia o capital investido através do aumento de matrículas. Ter eficiência, sustentabilidade e qualidade na prestação do serviço educacional. Neste cenário, se apresenta o Coordenador de Curso, objeto desta pesquisa, como profissional responsável pela gestão da “unidade de negócio” – o curso. Esta dissertação de Mestrado teve como objetivo geral identificar possibilidades e caminhos para o conhecimento do perfil dos coordenadores de curso visando um mais perfeito entendimento dos fatores que podem melhorar a relação deste profissional, dentro das IES pesquisadas, com seus alunos, docentes e Diretores. Motivado pelo seguinte problema de pesquisa: quais os fatores determinantes do perfil dos coordenadores de curso das IES pesquisadas? Para tanto, pretende-se reunir elementos que contemplem a abordagem pesquisada. A princípio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com finalidade de coletar assuntos relacionados a temática, com foco nos conceitos e panoramas pelos quais se apresentam a educação superior, o coordenador de curso e o perfil empreendedor. A abordagem da pesquisa é quantitativa e quanto aos objetivos. Exploratória descritiva, por proporcionar maior compreensão do fenômeno investigado bem como compreender as relações entre os conceitos envolvidos na questão estudada. Com levantamento de dados através de entrevista pessoal, já que esse método permite o estudo de quesitos baseados no campo organizacional e gerencial. O objeto de investigação são todos os coordenadores de curso das três unidades do Grupo Estácio/Natal. O instrumento da pesquisa foi composto de 13 questões fechadas para identificação do perfil do coordenador, 17 questões com escala de Likert de 5 pontos para identificação do perfil empreendedor, 42 questões com escala de Likert de 5 pontos que mediu as dimensões da atividade do coordenador, 4 questões abertas e opcional, que mediu as dificuldades e possibilidades que impactam no desenvolvimento do empreendedorismo na gestão dos cursos. Utilizou-se como método estatístico (análise de dados) e a estatística descritiva. Conclui-se que as informações e conhecimentos coletados possam contribuir para que as IES pesquisadas superem desafios como promover uma gestão estratégica e de inovação com foco na implantação de uma nova visão do coordenador de curso, como profissional que saiba equilibrar as habilidades de gestão, pedagógicas e inovar com competências empreendedoras.

Presidente - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Interno - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ