Banca de DEFESA: DALLIANE VANESSA PIRES ANDRADE

DATA: 22/11/2013
LOCAL: D1A

AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Qualidade; Ensino Superior; Sistemas de Gestão da qualidade.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A presente dissertação tem como objetivo geral analisar sob a ótica do gestor, a importância do uso de ferramentas e conceitos da Gestão da qualidade nas Universidades Federais, que foi motivado pelo seguinte problema de pesquisa: os gestores das Universidades Federais consideram relevante a gestão da qualidade na sua instituição? Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem satisfatória que contemple a complexidade da temática pesquisada: qualidade, ensino Superior e sistemas de gestão da qualidade. Optou-se por adotar um estudo aplicado, a pesquisa exploratório-descritiva quanto ao objetivo e a pesquisa quali-quanti quanto à abordagem do problema. O objeto de estudo é composto pelos Pró-reitores de Planejamento das Universidades Federais, relacionadas no Ranking Universitário Folha – (RUF) no ano de 2013. Optou-se por restringir a amostra relacionando apenas os pró-reitores das 20 Universidades Federais mais bem colocadas no Ranking. O instrumento de pesquisa foi composto de 26 questões, das quais 6 questões destinadas a identificação do perfil do gestor, 16 questões de percepção (variáveis manifestas) sobre a importância da gestão da qualidade na Universidade, em que os gestores atribuíram valores (respostas) para as afirmativas (que abordam a temática central dessa dissertação) compostas com base na escala Likert de 5 pontos, e 4 questões abertas e opcional, com objetivo de identificar de forma geral as práticas de gestão utilizadas. Utilizou-se como método estatístico (análise de dados), a estatística descritiva e fatorial. As respostas coletadas por meio do questionário retratam a percepção que os gestores tem em relação a importância da gestão da qualidade em suas Instituições. Foram abordadas 16 variáveis, os resultados da análise fatorial da importância, foram “Importante” e “Muito importante”, onde a variável (V2) foi “Importante” e todas as outras, “Muito importante”. Em posso dessas informações é possível priorizar algumas áreas que merecem medidas imediatas. Assim como foi possível observar que algumas variáveis são “Muito importante” para a grande maioria dos gestores, outras não apresentaram o mesmo resultado como exemplo (V2, V10, V11).Conclui-se que na percepção do gestor a gestão da qualidade na sua instituição é relevante, contudo a mesma importância não é dada aos programas de qualidade implantados em outros segmentos da economia, e que apesar dos avanços proporcionados pelo SINAES, o modelo não avalia a Instituição de uma forma global. Assim, de posse dos resultados, espera-se contribuir com o avanço do tema, tentando despertar o interesse dos gestores das Universidades Federais pelo assunto, ressaltando a importância dos sistemas de gestão da qualidade como instrumento necessário para elevar a qualidade institucional.

Presidente - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Interno - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ