Banca de DEFESA: HAROLDO COUTINHO VARELLA FILHO

LOCAL: D1A

MEDIÇÀO DE DESEMPENHO NA CADEIA DE ENERGIA EÓLICA: PROPOSTA DE UM
CONJUNTO DE INDICADORES DE DESEMPENHO

Energia eólica, Cadeia de suprimentos, Indicadores de desempenho.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A medição de desempenho em mercados competitivos é uma ação necessária para as organizações que almejam posições de destaque. A abordagem de medição interna às empresas já obtém resultados relevantes na literatura, entretanto, surge recentemente uma abordagem que ampliou a percepção de competição, onde empresas não visam apenas à competição entre empresas, mas entre cadeias de suprimentos. No Brasil, a cadeia de suprimentos da energia eólica está atualmente na fase de estruturação e crescimento, com os principais fabricantes de classe mundial se instalando no país. Este trabalho busca responder quais indicadores de desempenho-chave as empresas devem utilizar, inseridos em uma perspectiva holística de competição entre cadeias de suprimentos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: exploratória (revisão bibliográfica e pesquisa de campo) e posteriormente foi aplicado uma pesquisa survey com representantes das empresas que compõe o setor eólico objetivando validar os indicadores encontrados na etapa exploratória. Foram avaliados 40 indicadores distribuídos ao longo das atividades de prospecção, execução/construção, operação e manutenção, logística e os indicadores transversais, os quais sintetizam a performance de toda a cadeia em conjunto, apontando a sinergia e o nível de maturidade da cadeia de suprimentos. Os indicadores de desempenho selecionados refletem a alta relevância da dimensão custos no desempenho das organizações do setor, sendo atualmente o elemento-chave do desempenho, bem como a integração limitada da gestão de desempenho ao longo da cadeia.

Interno - 1723208 - CILIANA REGINA COLOMBO
Interno - 1753722 - LUCIANO FERREIRA
Presidente - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Externo à Instituição - RICARDO COSER MERGULHÃO - UFSCAR