Banca de DEFESA: SERGIO RAMALHO DANTAS VARELLA

DISCENTE: SERGIO RAMALHO DANTAS VARELLA
DATA: 21/11/2013
LOCAL: Sala D1- A

AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO UTILIZADOS NOS PROGRAMAS DE FOMENTO A INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO RIO GRANDE DO NORTE

Programas governamentais. pequenas empresas; critérios de seleção. Inovação tecnológica

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A Inovação tecnológica promove a geração de valor econômico por meio da inserção no mercado de um novo produto, processo ou modelo de gestão organizacional, sendo classificada como: dinâmica e multidimensional. A intervenção governamental tem como papel atuar por meio de programas governamentais de subvenção para fomentar a inserção dos processos inovativos nas pequenas empresas, devido aos custos e elevados riscos de desenvolvimento, fortalecendo a economia do país emergente. A distribuição desse recurso é determinada por meio de critérios, sobretudo em julgamentos subjetivos, que são baseados em crenças e percepções quanto às oportunidades tecnológicas e de mercados dos agentes envolvidos no processo, sendo muito difícil de mensurar as probabilidades de sucesso do projeto em avaliação. O presente trabalho tem como objetivo identificar os critérios de seleção mais relevantes que devem ser inseridos nas linhas governamentais de fomento à inovação a Micro e pequenas empresas de base tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN). Para conduzir esta pesquisa, realizou-se uma sistematização referente a 18 países, abordando um panorama de 41 programas em países estrangeiros e 29 editais Brasileiros. Com base nos dados coletados, conduziu-se uma survey contemplando quatro editais da FAPERN (INOVA I, INOVA II, INOVA III e INOVA IV), contemplado por 49 empresas e analisou-se suas respostas por meio da escala de Likert, obtendo o grau de importância dado pelo entrevistado a cada um dos critérios presentes no questionário. Como resultado, elaborou-se uma proposta com novos critérios a serem utilizados nos próximos editais da FAPERN, contendo 12 critérios inéditos nos editais do RN. Pretende-se, assim, contribuir para uma melhor eficiência dos recursos públicos aplicados nas empresas subvencionadas brasileiras.

Externo ao Programa - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA