AVALIAÇÃO INTERTEMPORAL COM MODELAGEM DINÂMICA DA ANÁLISE ENVOLTORIA DE DADOS NO GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS
Análise Envoltória de Dados. Modelos dinâmicos. Medição da Eficiência. Gerenciamento da produção. Planejamento e Controle da Produção.
Os sistemas de produção apresentam dependência e produtividades que variam ao longo do tempo, devido a fatores diretamente correlacionados ao chão-de-fábrica como: estoques, retornos de investimentos e a curva da aprendizagem. Por esse motivo, o resultado de um período pode impactar no desempenho do sistema nos períodos seguintes, conforme a sistemática contínua dos processos produtivos. Os modelos clássicos de Análise Envoltória de Dados (DEA) mensuram o desempenho dos sistemas de maneira estática e independentes ao longo do tempo, assumindo os inputs e outputs como fixos. Mediante a complexidade dos atuais sistemas produtivos, os modelos tradicionais DEA não conseguem capturar os efeitos do tempo entre os processos das organizações. Dado o exposto, a aplicação de DEA com modelos dinâmicos se mostra uma técnica adequada para a avaliação do desempenho no gerenciamento da produção. Já os modelos dinâmicos operam considerando as inter-relações na modelagem (estrutura), o que possibilita medições mais precisas da eficiência global e dos consecutivos períodos. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo propor uma análise intertemporal do gerenciamento da produção de pequenas empresas com a utilização de modelos dinâmicos de Análise Envoltória de Dados (DEA). Para conduzir esta pesquisa, apresenta-se os estágios evolutivos da modelagem dinâmica no âmbito da DEA, bem como sistematiza-se as principais variáveis para a avaliação da eficiência na problemática.