Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEANE RODRIGUES DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEANE RODRIGUES DA SILVEIRA
DATA: 18/09/2013
HORA: 07:00
LOCAL: Hotel PraiaMar
TÍTULO:

MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS E DE EFICIÊNCIA APLICADA A PROJETOS: ANÁLISE INDIVIDUAL E AGREGADA ACERCA DA GESTÃO PROJETOS DE E&P DE PETRÓLEO E GÁS.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de projetos. Portfólio de projetos. Petróleo e gás. Equações estruturais. Análise envoltória de dados.


PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

A competitividade acirrada, clientes cada vez mais exigentes e avanços tecnológicos, caracterizam um cenário ideal para a execução de projetos, onde tudo tem que acontecer em um prazo cada vez menor, utilizando menos recursos financeiros. Os projetos de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás caracterizam-se por serem de alta complexidade, estarem em diversificados ambientes geográficos, serem irreversíveis e terem altos custos incorridos (POSTALI; PICHETTI, 2006; MOTTA et al, 2000). Com base neste contexto, o objetivo central deste estudo é avaliar as relações e influências entre as práticas de planejamento e controle, as equipes de projeto e qualidade e escopo destes sobre o sucesso na gestão de projetos e desempenho financeiro corporativo de E&P na indústria de petróleo e gás, analisando os projetos de forma individual e agregada, através de modelos de causalidade e análise de eficiência do portfólio. Para o desenvolvimento dos objetivos, foi aplicado um estudo de caso prévio na Petrobrás como meio de adequar o modelo conceitual, dada a complexidade do setor envolvido. Posteriormente, é desenvolvida uma survey aplicada aos engenheiros de petróleo e projetistas para identificar os índices de causalidade das variáveis pertencentes aos construtos. Para análise dos resultados, será utilizada a modelagem por equações estruturais (Structural Equation Modeling - SEM) como sendo uma abordagem estatística para testar hipóteses a respeito de relações entre variáveis (GOSLIN; GONÇALVES, 2003). Associada a esta modelagem, como forma de estabelecer parâmetros comparativos (benchmarks), a Análise envoltória de dados (Data Envelopment Analysis - DEA) surge como um método associado a pesquisa. Dessa forma, o DEA surge como uma forma de analisar os projetos dentro de um portfólio, elencando aqueles com melhor desempenho de eficiência, de forma a subsidiar as decisões. A associação entre os métodos se dá na utilização das variáveis elencadas no modelo estatístico de SEM, que analisam o projeto de forma individual, pela modelagem matemática da DEA, que analisam o projeto de forma agregada em portfólio. Por permitir encontrar as variáveis que mais influenciam a gestão de projetos por meio da análise dos coeficientes de causalidade, a utilização prévia da modelagem de equações estruturais oferece subsídios para a seleção das variáveis mais relevantes e significativas a serem utilizadas no modelo DEA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Interno - 1746084 - DANIEL ALOISE
Externo ao Programa - 1330544 - JESUS LEODALY SALAZAR ARAMAYO
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS CORREIA BAPTISTA SOARES DE MELLO - UFF
Notícia cadastrada em: 13/09/2013 15:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao