Banca de DEFESA: MIRELLY DANGLES DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELLY DANGLES DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA : 28/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LITERÁCIA FAMILIAR PARA OS PRÉ-ESCOLARES


PALAVRAS-CHAVES:

Pré-Escolar; pais; Linguagem Infantil


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Introdução: A literacia familiar é um construto de práticas que inclui todos os recursos, experiências e apoios relacionados às habilidades que promovem o desenvolvimento das crianças em casa, incluindo as maneiras pelas quais elas se envolvem em atividades de alfabetização com outros membros da família. Ao pensarmos na importância para aprendizagem as práticas de literacia familiar podem moldar o desenvolvimento da aprendizagem, incluindo nas áreas de vocabulário, conhecimento das letras e compreensão de leitura. Objetivo: Analisar as práticas de literacia familiar em crianças em idade pré-escolar seus impactos para crianças com risco no desenvolvimento. Métodos: Estudo estruturado em duas pesquisas: (1) revisão de escopo relatada segundo o guia para relatório de revisão de escopo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR); (2) Trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo e qualitativo, que será realizado entre o período de agosto de 2024 a janeiro de 2025. A população do estudo foi composta por 8 crianças de ambos os gêneros, com faixa etária entre 15 meses a 2 anos e 6 meses de idade. Resultados: (1) 29 estudos foram incluídos para a síntese final da revisão de escopo, com isso, foi possível observar o predomínio das práticas informais. Dentre as atividades realizadas, a mais citada foi a leitura de livros e, em seguida, a leitura compartilhada. (2) Se tratando da análise da eficácia das práticas de literacia familiar, os resultados mostraram que nas habilidades da comunicação, as crianças apresentaram desempenho aquém do esperado na avaliação pré-intervenção e avanços pós-intervenção. Conclusão: A partir dos achados foi observado que as práticas de literacia do Programa Conta pra Mim foram benéficas para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças com risco no desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externa à Instituição - Julia Beatriz Lopes Silva - UFMG
Externa à Instituição - VANESSA DE OLIVEIRA MARTINS REIS - UnB
Notícia cadastrada em: 24/02/2025 16:21
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