Conhecimento e atitude sobre saúde auditiva infantil de gestantes e puérperas: uma intervenção guiada por vídeo educativo
Conhecimentos; Atitudes e Prática em Saúde; Educação em Saúde; Perda auditiva; Audição; Tecnologia Educacional; Filme e Vídeo Educativo.
Introdução: O conhecimento dos pais sobre triagem auditiva neonatal (TAN), indicadores de risco para deficiência auditiva e atitudes em relação à perda auditiva influencia diretamente o cuidado infantil. Vídeos educativos têm sido eficazes na promoção da saúde auditiva. Objetivo: validar um vídeo educativo sobre saúde auditiva infantil e avaliar seu impacto no conhecimento e atitudes de gestantes e puérperas. Método: A dissertação está estruturada em dois artigos, o primeiro, trata-se de um estudo descritivo, com o intuito de validar um vídeo como ferramenta de educação em saúde auditiva infantil. Inicialmente a validação do vídeo foi realizada com cinco especialistas e, na segunda etapa, 50 mães avaliaram a satisfação do vídeo com uso de um questionário padronizado e do Net Promoter Score (NPS). O segundo estudo consiste em um ensaio clínico randomizado triplo-cego, buscando comparar o impacto da intervenção educacional em saúde auditiva infantil no nível de conhecimento e retenção da informação na gestação e no puerpério. Participaram do estudo 60 gestantes e 80 puérperas, cada população dividida em dois grupos randomizados, 30 gestantes e 40 puérperas no grupo intervenção (GI) e o mesmo quantitativo de cada população no grupo comparação (GC). As participantes foram submetidas a um questionário de conhecimentos e atitudes em saúde auditiva infantil, pré e imediatamente após a exposição ao vídeo educativo (alvo para GI ou sobre amamentação para GC). Com o intuito de avaliar a retenção da informação a médio prazo, as puérperas do GI foram submetidas novamente ao questionário após três meses da intervenção. Resultados: no primeiro estudo, observou-se que o vídeo foi bem avaliado tanto na perspectiva das especialistas quanto da população-alvo, com uma tendência à satisfação da ferramenta educativa utilizada. Verificou-se sugestões pontuais de melhoria do vídeo pelas especialistas e 84,0% das mães dariam publicidade positiva (promotoras) e 14,0% indiferentes. No segundo estudo, observou-se aumento no conhecimento tanto de gestantes (p<0,001) quanto de puérperas (p<0,001) quando comparado o momento pré e pós-intervenção do GI. A comparação entre GI e GC pós-intervenção demonstrou maior conhecimento para os grupos submetidos à intervenção nas duas populações (p<0,001). Por outro lado, ao comparar a quantidade de informação assimilada entre gestantes e puérperas não houve diferença (p=0,686), mostrando que as mães conseguiram assimilar o conhecimento transmitido nos dois momentos da maternidade. Além disso, para o GI das puérperas, não houve diferença entre o conhecimento pós-intervenção imediata e após três meses da intervenção (p=0,090). Conclusão: O vídeo educativo “Pílulas da Audição” foi validado como uma ferramenta eficaz para a educação em saúde auditiva infantil. No primeiro estudo, especialistas e a população-alvo avaliaram positivamente o material, destacando sua adequação e relevância. No segundo estudo, verificou-se que o vídeo promoveu um aumento significativo no conhecimento sobre a temática entre gestantes e puérperas, com retenção da informação a médio prazo. Os achados indicam que ambos os momentos são oportunos para a intervenção educativa, possibilitando que as mães assumam um papel ativo na saúde auditiva de seus filhos.