Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO VICTOR SILVA DE BARROS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO VICTOR SILVA DE BARROS LIMA
DATA : 13/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Instrumentos de Avaliacao de Leitura de Palavras e Pseudopalavras: Revisao e Aplicabilidade


PALAVRAS-CHAVES:

Revisão; Avaliação Educacional; Leitura; Dificuldades de Aprendizagem.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Objetivo: Mapear na literatura os instrumentos, validados ou não, utilizados para a avaliação da leitura oral

de palavras e pseudopalavras em escolares de 6 a 14 anos (Estudo 1) e aplicar um instrumento nacional de avaliação da leitura oral de palavras e pseudopalavras em escolares do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I de diferentes regiões do Brasil (Estudo 2). Método: Para o Estudo 1, foi realizada uma revisão de escopo seguindo as diretrizes PRISMA-ScR. A questão de pesquisa foi desenvolvida utilizando a estratégia "PCC" (População, Conceito e Contexto). A busca por estudos relevantes foi realizada nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), EMBASE, Education Resources Information Center (ERIC) e LiVIVO, com termos em português, espanhol e inglês, conforme a base de dados. Foram incluídos estudos que utilizavam instrumentos de avaliação e/ou monitoramento da leitura oral de palavras e pseudopalavras em escolares de 6 a 14 anos e 11 meses, em ambiente clínico ou escolar. Para o estudo 2, foi utilizado o aplicativo IDB Portuguese, com 470 escolares das regiões nordeste, sul e sudeste. Resultados parciais: No estudo 1, a análise de 16 estudos incluídos revelou 11 instrumentos de avaliação, com estímulos que variam em complexidade silábica, regularidade, frequência, e extensão, incluindo palavras regulares e irregulares de alta e baixa frequência, curtas e longas, e pseudopalavras que seguem as regras da língua do teste. Porém, houve uma baixa descrição da validação dos instrumentos utilizados nos estudos. O estudo 2 ainda encontra-se em processo de execução. Conclusão: No estudo 1, a falta de informações sobre a validação de instrumentos de avaliação pode afetar a precisão dos resultados da leitura de palavras e pseudopalavras de escolares. A pesquisa aponta a necessidade de desenvolver mais estudos focados no desenvolvimento e validação de instrumentos, além de novas validações dos instrumentos já existentes, considerando a diversidade cultural e linguística do país com implicações importantes para práticas educacionais futuras


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA LUIZA GOMES PINTO NAVAS - FCMSCSP
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externa à Instituição - CLARA REGINA BRANDÃO DE AVILA - UNIFESP
Externa à Instituição - LETÍCIA CORRÊA CELESTE - UnB
Notícia cadastrada em: 06/11/2024 14:23
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