DESENVOLVIMENTO DE RECURSO AUDIOVISUAL PARA ENSINO SOBRE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA
Infecção da Corrente Sanguínea; Educação em Saúde; Recursos Audiovisuais; Controle de Infecções; Segurança do Paciente
Introdução: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde configuram-se como um dos eventos adversos mais frequentes na prestação de cuidados em serviços de saúde, representando uma ameaça à segurança do paciente e um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na morbimortalidade e na qualidade de vida. Dentre as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, destacam-se as Infecções da Corrente Sanguínea associadas ao uso do Cateter Venoso Central, dispositivos amplamente utilizados em ambientes hospitalares para administração de medicamentos, nutrição parenteral e monitorização hemodinâmica. A correta inserção, manutenção e manipulação do Cateter Central são fundamentais para a prevenção dessas infecções, reforçando a necessidade de estratégias educativas que promovam práticas seguras e baseadas em evidências. Objetivo: Desenvolver um recurso audiovisual educativo e interativo sobre os bundles de inserção e manutenção de Cateter Venoso Central, com base nas melhores evidências científicas, voltado para profissionais de saúde, estudantes e residentes em um hospital universitário. Método: Trata-se de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa e foco na produção tecnológica. O estudo será sustentado na metodologia de pesquisa Design-Based Research e será realizado em etapas, começando com a identificação do problema, análise do contexto e revisão de literatura sobre práticas baseadas em evidências. Seguir-se-á o planejamento e a criação do protótipo do recurso audiovisual, que incluirá vídeos e interações educativas. O protótipo será testado com o público-alvo para ajustes e aperfeiçoamentos, e, após a implementação final, o recurso será monitorado e avaliado quanto ao impacto na prevenção de infecções associadas ao CVC. O objetivo é melhorar as práticas de segurança e proporcionar uma educação efetiva e interativa para a equipe de saúde. A construção do material audiovisual será sistematizada com base em princípios da pedagogia crítica e nas tecnologias educacionais aplicadas à saúde, visando promover a aprendizagem significativa dos profissionais de saúde no tocante à prevenção de IPCS. Resultados esperados: Espera-se que a realização desta pesquisa resulte na elaboração e validação de um material audiovisual educativo, construído com base em evidências científicas atualizadas e em conformidade com os protocolos institucionais de prevenção de Infecção Primária de Corrente Sanguínea.