SIMPLIFICANDO A SAÚDE MENTAL: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL EM EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA
Palavras Chaves: Atenção Básica; Saúde Mental, Profissionais de Saúde; Educação Permanente
O cuidado relacionado ao tratamento voltado ao paciente de saúde mental, é um dos maiores desafios para os sistemas de saúde não só no Brasil, como também no mundo, uma vez que, o adoecimento psíquico é um fator global. A Atenção Básica (AB) vem como um suporte de matriciamento com o objetivo de ampliar as possibilidades de cuidado de forma integral a estas pessoas em sofrimento psíquico bem como os seus familiares; com base no trabalho organizado segundo o modelo da AB e por meio de ações comunitárias que favorecem e fortalecem a inclusão social destas no território onde vivem e trabalham. Deste modo, surge a Portaria 198/2004 de Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde, como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) instituída com o objetivo de formação e o desenvolvimento de trabalhadores da saúde, visando reorganizar o processo educativo dos profissionais que compõem a rede do SUS, através da reflexão sobre as práticas individuais e em conjunto, possibilitando um espaço democrático de participação dos profissionais e de toda sociedade. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo elaborar uma estratégia educacional sobre saúde mental centrada nas necessidades de aprendizagem da Equipe Multiprofissional de AB. Foi realizada a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) de abordagem qualitativa, realizada no município de Vera Cruz na Grande Natal. A coleta de dados foi realizada no mês de abril de 2024 com participação de um total de 20 profissionais, por meio de entrevista individual com questionário semiestruturado, que possibilitou mapear o conhecimento dos profissionais sobre o cuidado em saúde mental na AB. Foram respeitadas as etapas que correspondem a PCA, seguindo todos os princípios éticos que tangem pesquisas com humanos. Para organização e tratamento dos dados obtidos, foi utilizado o software Altas Ti®️. Os resultados obtidos através desta pesquisa, possibilitou identificar as lacunas existentes nas práticas do cuidado em saúde mental. Dentre as lacunas, destacaram-se a falta de conhecimento sobre saúde mental bem como a dificuldade em lidar com o paciente. O estudo possibilitou a criação de uma estratégia educacional inovadora, criada com os profissionais, de acordo com as suas limitações, levando em consideração os preceitos de Paulo Freire, sobre educação com visão crítica, humanizada e questionadora, onde o aprendiz tem lugar de fala. A construção desta tecnologia possibilita uma AB mais forte, segura e acessível ao paciente e sua família, ao profissional e a comunidade em geral.