Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORAH PRISCYLLA BEZERRA CORRÊA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORAH PRISCYLLA BEZERRA CORRÊA
DATA : 27/02/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Escola de Saúde da UFRN- Formato Presencial
TÍTULO:

ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN: CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE.



PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária à Saúde. Equipe Saúde da Família. Saúde Mental. 


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Os altos índices de adoecimento mental têm sido um relevante problema de saúde pública mundial, principalmente após a pandemia da COVID-19. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecendo a necessidade de investimentos na área da saúde mental, destaca sua importância na lista de prioridades globais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas nessa temática. Assim como, o desenvolvimento de tecnologias que instrumentalize e qualifique os profissionais para prestar uma assistência de melhor qualidade aos usuários em sofrimento psíquico. Diante deste contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS) por ser porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e por exercer um papel importante na gestão do SUS, torna-se imperativo a necessidade de adaptação e adequação do processo de trabalho desenvolvido pelas equipes da APS diante das demandas de saúde mental. Os transtornos mentais acometem 25% da população mundial em alguma fase da vida, totalizando aproximadamente 20% da demanda na APS, daí a importância do engajamento dos profissionais e a necessidade de estarem preparados para lidar com essas demandas. Tratar-se-á de uma pesquisa descritiva exploratória e de abordagem qualitativa, que tem como objetivo conhecer a atenção à saúde mental prestada pelas equipes de Saúde da Família no município de Parnamirim/RN, bem como, identificar as tecnologias e ferramentas de trabalho adotadas pelas equipes para viabilizar ações de saúde mental; identificar os problemas, fragilidades e potencialidades relacionados à demanda de saúde mental e elaborar, a partir da pesquisa, uma tecnologia educativa com vistas a contribuir com o processo de formação dos profissionais da APS. O universo do estudo serão os profissionais de saúde que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família dos sete territórios do município, sendo eles: médico(a)s, enfermeiro(a)s, técnico(a)s de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). A coleta de dados será realizada através de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. Os dados oriundos das entrevistas serão codificados, sumarizados, sistematizados e analisados com o auxílio do software para análise de dados qualitativos, o ATLAS.ti versão Cloud e para análise dos dados, será utilizado o método de Análise Temática de Bardin. Sendo assim, espera-se com a realização deste estudo a produção de uma cartilha virtual de saúde mental, para que seja um instrumento de qualificação aos profissionais da APS, a fim de aprimorar a assistência aos usuários em sofrimento psíquico.  




 






MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2295095 - LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO MELO
Interna - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Externa à Instituição - MARIA JACQUELINE ABRANTES GADELHA
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 10:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao