Banca de QUALIFICAÇÃO: LEÍZA MELO SOUSA

DATA : 23/02/2023
LOCAL: Escola de Saúde / Plataforma remota

TECENDO SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES NA ATENÇÃO BÁSICA

Saúde Mental, Adolescência, Rede de Atenção Psicossocial, Integralidade, Atenção Básica.

Promover o cuidado integral ao adolescente representa um desafio para os sistemas de saúde, agravando-se ainda mais após a pandemia pela COVID-19, pois houve um aumento nas taxas de sofrimento psíquico dessa população, com evidência de elevação na inatividade física, no nível de ansiedade, estresse, depressão, dentre outras formas de sofrimento psicológico. Dessa forma, sendo a Atenção Básica uma porta de entrada da rede de atenção psicossocial, o fortalecimento desta se torna fundamental, já que representa o espaço mais próximo do usuário em seu território. Para tanto, é necessária a oferta de qualificação às Equipes de Saúde da Família (ESF), promoção da saúde, consolidar o vínculo com o território, matriciamento pelas equipes de saúde mental e empoderamento da população. Logo, este estudo tem como objetivo elaborar um guia prático sobre promoção de saúde mental e prevenção do sofrimento psíquico de adolescentes no âmbito do cuidado territorial da atenção básica em saúde. Trata-se de uma pesquisa científica exploratória, descritiva, utilizando abordagem qualitativa. Sendo o cenário do estudo o município de Parnamirim-RN e o universo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas ao Programa Saúde na Hora. Para atender as necessidades a que se propõe este estudo, algumas fases são demandadas pela pesquisadora intencionada a fim de estruturar sistematicamente o andamento dos trabalhos: Fase 1: a execução de uma entrevista semiestruturada, para acessar os significados dos participantes, com um instrumento de coleta de dados a ser aplicado com os profissionais da ESF de Parnamirim-RN. Fase 2: como técnica de análise e apresentação dos dados, elegeu-se a “Análise de Conteúdo” proposto por Bardin (2011). Fase 3: interpretação e apresentação dos dados. Por fim, como produto tecnológico direcionado aos trabalhadores e aos cuidadores de adolescentes será elaborado um guia prático de estratégias para a promoção da saúde mental e prevenção do sofrimento de adolescentes no âmbito do cuidado territorial da AB, com o auxílio da plataforma canva na construção do guia, pautando nas vivências dos profissionais de saúde da ESF, que possam contribuir para assistência integral de adolescentes.

Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Interna - 2295095 - LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO MELO