Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ANAKARINE DE SOUZA MEDEIROS

DATA : 23/02/2023
LOCAL: sala virtual

PADRONIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Gestão por processos. Mapeamento de processos. PCA. Método Lean. Administração de Medicamentos. UTI neonatal

Na atual realidade dos serviços de saúde, e em especial as instituições públicas, onde os recursos são limitados e as necessidades  de cuidados de saúde da população são crescentes, há uma demanda por melhoria dos processos de trabalho, de forma a garantir uma assistência segura e de qualidade, com menores custos e desperdícios. A partir desse contexto o presente estudo tem como objetivo elaborar, norteada pelas evidências científicas e na perspectiva interprofissional, a padronização do processo de administração de medicamentos em uma unidade de terapia intensiva neonatal. O percurso metodológico adotado será a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), que acontecerá em três fases: uma entrevista semi-estruturada; encontros em pequenos grupos, denominados grupos de convergência, e a elaboração do produto, que será um fluxograma, contendo as etapas sequenciais do processo de administração de medicamentos, construído coletivamente com a equipe que executa tal processo. Essas etapas serão embasadas pelos conceitos da metodologia Lean, que na saúde é extremamente relevante, tendo em vista que visa agregar o máximo de valor ao cliente, com o menor custo e evitando o desperdício. O estudo ocorrerá em uma maternidade de alto risco de um município do Rio Grande do Norte, e contará com a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam na unidade de terapia intensiva neonatal dessa instituição. A pesquisa terá início após parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e aceite dos participantes, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Espera-se que os dados coletados possibilitem a padronização do processo de administração de medicamentos em uma unidade de terapia intensiva neonatal, representado por meio de um fluxograma.

Presidente - 2207229 - SIMONE PEDROSA LIMA
Interna - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA